Espacialização da capacidade de uso das terras e escala sustentável para produção agrícola.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TOSTO, S. G.; PEREIRA, L. C.; ROMEIRO, A. R.; MANGABEIRA, J. A. de C.

Resumo: No esquema analítico da Economia Ecológica, a consideração da entropia e das propriedades de sistemas complexos faz com que a degradação do meio ambiente e/ou esgotamento dos recursos naturais sejam vistos como problemas que só podem ser solucionados através de uma justa distribuição intra-temporal de recursos naturais finitos, o que pressupõe a definição de limites absolutos para seu uso (escala). Este trabalho foi realizado no município de Araras- SP e teve como objetivo determinar as áreas de terras com adequada capacidade de suporte (escala aceitável) e aquelas subutilizadas e sobreutilizadas, ou seja, as com escalas insustentáveis, para isso, utilizou-se a metodologia desenvolvida por LEPSCH et al., 1991. Os resultados indicaram que cerca de 71,56% das áreas encontram-se com a sua capacidade de suporte adequada. Por outro lado, 3,55% e 18,87% estão com uso sobreutilizado e subutilizado respectivamente, representando uma escala inadequada.

Ano de publicação: 2012

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.