Diversity and genetic relatedness among genotypes of Vitis spp. using microsatellite molecular markers.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: LEAO, P. C. de S.; CRUZ, C. D.; MOTOIKE, S. Y.

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo estudar a diversidade genética e as relações de parentesco de 60 genótipos de videira procedentes do Banco de Germoplasma da Embrapa Semiárido, Juazeiro-BA. Sete marcadores microssatélites previamente caracterizados foram utilizados: VVS2, VVMD5, VVMD7, VVMD27, VVMD3, ssrVrZAG79 e ssrVrZAG62. Foram calculadas a heterozigosidade esperada (He), conteúdo de informação polimórfica (PIC), e as análises de agrupamento foram processadas para gerar um dendograma, utilizando-se do algoritmo UPGMA. A He variou de 81,8 a 88,1%, com média de 84,8%. Os lócus VrZAG79 e VVMD7 foram os mais informativos, com PIC de 87 e 86%, respectivamente, enquanto VrZAG62 foi o menos informativo, com um valor de PIC de 80%. A análise de agrupamento pelo método UPGMA permitiu separar os genótipos de acordo com sua genealogia e identificar possíveis parentais para as cultivares Dominga, Isaura, CG 26916, CG28467 e Roni Redi.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.