Milho safrinha consorciado com Urochloa ruziziensis e produtividade da soja em sucessão.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALVES, V. B.; PADILHA, N. de S.; GARCIA, R. A.; CECCON, G.

Resumo: O trabalho foi realizado objetivando definir a densidade ideal de plantas de Urochloa ruziziensis para o consórcio com milho safrinha e avaliar a produtividade da soja em sucessão, em área cultivada sob plantio direto há 10 anos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições, num esquema fatorial 2 x 5. Na safrinha, foram utilizados dois híbridos de milho, cinco densidades de braquiária (0, 5, 10, 20 e 40 plantas m-1 na linha intercalar) e duas cultivares de soja em sucessão aos cultivos de inverno. Verificou-se redução na produção de massa seca do milho e da forragem em consórcio na densidade de braquiária superior a 20 plantas m-1. As maiores produtividades de milho e soja, respectivamente 6,95 e 2,66 Mg ha-1, e o maior número de vagens por planta de soja foram observados no milho consorciado com cinco plantas m-1 de braquiária. O milho safrinha consorciado com U. ruziziensis na densidade de cinco plantas m-1 proporciona melhor rendimento do milho em consórcio, aporte de palha adequada para o plantio direto e melhor desempenho da soja cultivada em sucessão.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.