Alterações na biomassa e atividade microbiana do solo devido ao uso de compostos orgânicos em um Argissolo Amarelo Eutrófico no Semiárido brasileiro.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SILVA, J. R.; SILVA, D. J.; GAVA, C. A. T.; OLIVEIRA, T. C. T. de; FERREIRA, L. L.

Resumo: A biomassa e respiração microbiana do solo são indicadores sensíveis das mudanças no solo. O objetivo deste trabalho foi comparar as alterações na biomassa e atividade microbiana do solo em um Argissolo Amarelo Eutrófico no Semiárido nordestino nos sistema de manejo orgânico, sistema de manejo convencional e caatinga. O estudo ocorreu no campo experimental de Bebedouro pertencente a EMBRAPA Semiárido - Petrolina-PE. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com 6 tratamentos, correspondentes a área de sistema de manejo orgânico (SMO), submetido aos 5 compostos orgânicos e testemunha e as áreas de referencias compostas por área de sistema de manejo convencional (SMC) e área de caatinga hiperxerófila alterada (CAA). Foi avaliado os atributos do solo referente à RM, Cmic, qMic e qCO2. Os valores de RM, Cmic e qMic são semelhante para a área de CAA e SMO onde foi utilizado composto orgânico.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.