Redução do volume de resíduo de crômio gerado empregando a colorimetria para a determinação da matéria orgânica no solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ARAUJO, D. M. de F.; DAMASCENO, L. F.; MONTAGNER, D.; MONTAGNER, A. E. A. D.; MELEM JUNIOR, N. J.

Resumo: A análise de matéria orgânica (MO) no solo emprega dicromato de potássio em um processo amplamente conhecido como Walkley-Black. O principal inconveniente deste método é a geração de resíduos de crômio, tendo sido acumulados 470 litros (últimos dois anos) na Embrapa Amapá. Apesar de existir na literatura métodos para substituição, alguns laboratórios ainda adotam esta metodologia por sua praticidade e baixo custo. Atualmente, há uma crescente preocupação na minimização dos impactos causados por resíduos de diversas naturezas no ambiente. Um segmento da Química bastante difundido nos últimos anos é o da Química Verde, regida por 12 princípios fundamentais, sendo um deles, o conceito "economia de átomos" que prevê a maximização dos reagentes em um processo, sem desperdícios e consequente minimização dos resíduos. Neste trabalho relatamos a experiência da substituição da metodologia volumétrica pela espectrofotométrica para redução do volume total de resíduo aquoso contendo íons de crômio. Foram utilizadas 15 amostras de solo (em triplicata) com teores de MO entre 5-120 (g/Kg) sendo seis amostras controle, quatro amostras de solo coletadas no Campo Experimental do Cerrado da Embrapa Amapá e cinco amostras de solos de várzea coletadas no município de Mazagão Velho/AP. As amostras foram quantificadas pelo método volumétrico padrão e, paralelamente determinadas pelo método espectrofotométrico usando quantidades reduzidas de amostras e reagentes. Empregou-se 0,1000 g de amostra de solo em 1 mL de dicromato de sódio como reagente e posterior diluição em 5 mL de água destilada para leitura a 630 nm. Neste ensaio foi utilizado somente 1/5 de reagente quando comparado ao processo colorimétrico mais comumente utilizado. Se comparado ao método volumétrico, esta substituição representa um decréscimo de até 90% de resíduo gerado. Os resultados obtidos para todas as amostras mostraram-se compatíveis aos valores determinados pelo método Walkley-Black convencional.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Amapa

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.