Lixiviação de íons potássio, cálcio e magnésio para determinação do vigor em sementes de milho doce.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O teste de lixiviação de íons de potássio, cálcio e magnésio é baseado na integridade das membranas celulares das sementes, sendo considerado um procedimento rápido para a avaliação do vigor em sementes de várias espécies. Porém, para sementes de milho doce não se têm informações necessárias para a validação deste procedimento. Com isso, o trabalho teve como objetivo obter informações que permitam o aperfeiçoamento dos testes de lixiviação de potássio, cálcio e magnésio para a avaliação do vigor em sementes de milho doce. Foram utilizados 14 lotes de sementes de milho doce de duas cultivares, BR-401 e BR-402. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação, condutividade elétrica, emergência a campo, lixiviação de potássio, de cálcio e de magnésio. Os testes de lixiviação de potássio e magnésio foram eficientes na avaliação do vigor em sementes de milho doce. A condutividade elétrica apresentou correlação negativa com a emergência de plântulas e positiva com a lixiviação de íons de potássio e magnésio.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Soja

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.