Sistemas biodiversos em assentamentos rurais: monitoramento, papel do conhecimento e especulações sobre políticas públicas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CANUTO, J. C.; QUEIROGA, J. L. de; CAMARGO, R. C. R. de; MALAGODI-BRAGA, K. S.; URCHEI, M. A.; WATANABE, M. A.

Resumo: No presente escrito são descritas as ações da Equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente na construção do conhecimento agroecológico em assentamentos rurais do Estado de São Paulo, indicando fases, métodos e impactos ecológicos e socioeconômicos no âmbito dos lotes. O foco destas ações foi a implantação de sistemas biodiversos, na forma de agroflorestas. Posteriormente a equipe desenvolveu diversos esforços para conceber e aplicar planos de monitoramento dos sistemas manejados. A fase inicial de evolução deste empreendimento resultou em interessantes dados qualitativos sobre diversos aspectos dos sistemas agroflorestais. O trabalho finaliza pontuando questões emergentes e desafios como o de desenvolver e validar estratégias metodológicas de análise integrada de sistemas agroecológicos biodiversos como base para reforçar sua estabilidade, sua aplicação socialmente ampliada e sua consolidação econômica, sócio-cultural e política.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.