Methods for the determination of carbon in Ultisol in eastern Amazon.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Resumo: O teor de carbono (C) no solo é um indicador sensível de impacto de manejo agrícola. Diferentes métodos são atualmente adotados para determinar o teor de C do solo, o que pode levar a resultados variados e, dessa maneira, dificultar a interpretação dos impactos do manejo. Neste estudo, testamos três métodos de determinação de C comumente usados (combustão via seca em analisador elementar, combustão via seca por perda de massa por ignição e combustão via úmida), com amostras de solo de áreas agrícolas sob diferentes manejos (preparo de área com e sem queima) e de floresta. O método de combustão via úmida subestimou o teor de C do solo em relação ao método padrão (combustão via seca em analisador elementar). Encontramos altos coeficientes de determinação das equações de predição do C total (combustão via seca em analisador elementar), baseada em valores determinados tanto por combustão via úmida quanto por combustão via seca por perda de massa por ignição. Portanto, recomendamos o uso do método de perda de massa por ignição, que é barato, rápido e de baixo impacto ambiental, para predizer a concentração total de C sob as condições de manejo estudadas.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.