Comparação entre classificação semiautomática e o método CEI utilizando dados MODIS para o mapeamento de áreas de soja no Estado de Mato Grosso do Sul.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MAÇORANO, R. P.; VICENTE, L. E.; VICTORIA, D. de C.; LOEBMANN, D. G. dos S. W.; LORENSINI, C. L.

Resumo: A soja é um dos grandes motores da agricultura brasileira, o que faz com que o país ocupe papel de destaque na produção e exportação dessa cultura. Assim, busca-se, por meio do uso de geotecnologias, melhorar o rendimento e localizar com precisão as áreas produtoras. Neste trabalho, foram empregados os métodos de classificação semiautomática e Crop Enhancement Index (CEI) às imagens do sensor MODIS, para obtenção das áreas de agricultura temporária no Estado de Mato Grosso do Sul. Posteriormente, os resultados obtidos foram comparados aos dados de área plantada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano agrícola de 2012. As avaliações dos resultados mostraram que o mapeamento de grandes áreas de soja foi satisfatório para ambos os métodos, contudo a classificação CEI evidenciou melhor correlação com a área plantada total de soja informada pelo IBGE.

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.