Tutor vivo de gliricídia (Gliricidia sepium L.) para pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.): preservando recursos florestais com produção para o estado do Pará.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; ISHIZUKA, Y.; KODAMA, N. R.; KODAMA, E. E.

Resumo: Trata da utilização de estacas de gliricídia (Gliricidia sepium L.) como tutor vivo, contornando a dificuldade de obtenção de estacões, além de reduzir os impactos ambientais e aumentar a longevidade dos pimentais. Tem como objetivo mostrar a viabilidade técnica e a estimativa do custo de produção no uso da gliricídia como tutor vivo, para utilização no cultivo da pimenteira-do-reino por agricultores familiares. Os procedimentos metodológicos foram efetuados a partir de acompanhamento e monitoramento do sistema de produção de pimenteira-do-reino com tutor vivo de gliricídia no período de 2011 a 2013, durante a realização de sete visitas na propriedade do agricultor. Com as restrições ambientais e o esgotamento das espécies de madeira-de-lei, tornou-se bastante difícil obter estacões para servir de tutor ao cultivo de pimenteira-do-reino. Representa, portanto, uma alternativa para o sistema de cultivo tradicional com tutor morto, a despeito da redução na produtividade na ordem de 20 a 30%.

Ano de publicação: 2013

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.