Movimento social contemporâneo e processos de territorialização por comunidades tradicionais: a construção da identidade política do movimento das quebradeiras de coco babaçu.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: VEIGA, I.; PORRO, N. M.; MOTA, D. M. da

Resumo: O crescente enfoque sobre o meio ambiente nos últimos 30 anos permitiu maior visibilidade a integrantes de movimentos sociais cujos modos de vida são associados à conservação de territórios e recursos naturais específicos. Neste artigo, analisamos as noções de movimento social contemporâneo e processos de territorialização, evidenciando a construção da identidade política e a reinvenção da tradição das quebradeiras de coco babaçu e discutindo os riscos e oportunidades. A maior visibilidade destes movimentos sociais contemporâneos favorece novas alianças e parcerias que possibilitam o acesso a recursos materiais e simbólicos relevantes, mas também criam desigualdades e tensionam a relação entre as organizações formais representativas desses movimentos e sua base. Analisamos esta tensão examinando como as quebradeiras lidam com esses processos de mudança discursiva e prática social e com a heterogeneidade das formas de acesso e propriedade da terra e recursos naturais das associadas. Constatamos que as organizações das quebradeiras transformam em certo trunfo sua heterogeneidade de condições, potenciais fragilidades à sua coesão. Este processo inclui um jogo de influências mútuas entre as práticas discursivas e sociais das quebradeiras e os discursos dominantes na sociedade civil, onde os recursos simbólicos obtidos são tão importantes quanto os recursos materiais.

Ano de publicação: 2011

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.