Construção social de mercados: planejamento e instalação de feira da agricultura familiar

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Foto: XAVIER, José Humberto Valadares

O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. A metodologia proposta busca sistematizar os passos necessários à construção do processo de instalação de uma feira com protagonismo de organizações de agricultores e parceria com instituições de apoio. As fases propostas são as seguintes: a) Reunião inicial para discussão da proposta com os interessados; b) Definição de pré-lista de interessados; c) Realização de pesquisa para conhecer o perfil dos potenciais consumidores; d) Restituição dos resultados da pesquisa; e) Elaboração de Regimento Interno; f) Reunir a documentação da organização de agricultores responsável pela gestão da feira (cartão do CNPJ, estatuto, ata de fundação, comprovante de localização, formulário de cadastro); g) Pagamento de taxas (localização, vistoria, fiscalização, expediente); h) Protocolo de pedido de alvará de funcionamento junto à prefeitura.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outra(s) instituição(ões).

Metodologia: Metodologia técnico-científica Ano de Lançamento: 2015

Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal

Unidade Responsável: Embrapa Cerrados

Unidades Participantes: Embrapa Cerrados

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