Odilon Reny Ribeiro Ferreira da Silva

Pesquisador Embrapa Algodão

e-mail

Currículo Lattes

Chefia Adjunta: Pesquisa e Desenvolvimento

Setor: Grupo de Pesquisa do Semiárido

Data de Contratação: 19/03/1979

Matrícula: 155338

Minicurrículo


Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1983) e doutorado em Engenharia Agronômica - Universidad Politécnica de Madrid (1993). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Exerceu o cargo de Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão no período de (2011-2014) e Coordenador do V Congresso Brasileiro de Mamona, II Simpósio Internacional de Oleaginosas e Fibrosas e I Fórum Capixaba de Pinhão Manso e do VI Congresso Brasileiro de Mamona, III Simpósio Internacional de Oleaginosas e Fibrosas. Atualmente exerce o cargo de Supervisor do Setor de Implementação e Programação de Transferência de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Mecanização Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanização das culturas do algodão, do sisal, do amendoim e da mamona. Em parceria com outras empresas desenvolveu as mini-usinas de 50 e 20 serras para o beneficiamento do algodão produzido em pequena escala.

Formação Acadêmica


1973 - 1977

Graduação em Engenharia Agrícola

Universidade Federal de Pelotas

Ano de obtenção: 1977


1981 - 1983

Mestrado em Engenharia Agrícola

Universidade Federal de Viçosa

Título: Desenvolvimento e avaliação de um pulverizador agrícola à tração humana.

Ano de obtenção: 1983

Orientador: Petter John Martyn


1989 - 1993

Doutorado em Engenharia Agronômica

Universidad Politécnica de Madrid

Título: Mejoramiento de la eficiência de la pulverizacion agricola mediante la incorporacion de cargas eletrostática en la gota.

Ano de obtenção: 1993

Orientador: Luiz Marquez


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Mecanização Agrícola
  3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.