Alfredo Augusto Cunha Alves

Pesquisador Embrapa Mandioca e Fruticultura

e-mail

Currículo Lattes

Setor: Chefia Geral

Núcleo: Relações Internacionais

Função: Supervisor I

Data de Contratação: 06/02/1980

Matrícula: 178336

Minicurrículo


Alfredo Augusto Cunha Alves possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (1979); mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1986) e doutorado em Fisiologia Vegetal, pela Universidade de Cornell, EUA (1998). Pesquisador da Embrapa desde 1980 até a presente data. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental-CPATU, trabalhando em Boa Vista-RR, como Coordenador do Núcleo de Pesquisa Agropecuária de Roraima-NPAR (1980-1982); Pesquisador da Embrapa UEPAT/Boa Vista (1982-1987); Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura-CNPMF (1987-2009 e 2014 até a presente data); e Pesquisador Sênior da Secretaria de Relações Internacionais-SRI/Embrapa (2009-2014). Na Embrapa foi também Líder da Equipe Mandioca do CNPMF; Coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Mandioca (PNP-Mandioca); Membro do Comitê Técnico Interno-CTI/CNPMF; Supervisor da Área de Negócios Tecnológicos-ANT/CNPMF; Gestor do Núcleo Temático sobre Manejo de Fatores Bióticos e Abióticos (NUFBA/CNPMF); Gestor do acordo entre Embrapa e CIMMYT para implementação dos projetos internacionais do GCP-Generation ChallengeProgram; Coordenador Administrativo da Coordenadoria de Cooperação Técnica-CCT da Secretaria de Relações Internacionais-SRI/Embrapa; e Membro do Comitê Gestor da Programação-CGP. No exterior trabalhou como Pesquisador-Visitante, em licença sabática, no Centro Internacional de Agricultura (CIAT), Cali, Colômbia, atuando como Coordenador da Rede de Biotecnologia de Mandioca para América Latina e Caribe-CBN (2003-2004); Pesquisador Senior da Embrapa-Labex-EUA, na área de Recursos Genéticos, no Centro Nacional de Preservação de Recursos Genéticos-NCGR/ARS/USDA, em Fort Collins-CO, EUA (2009-2012); Membro do Comitê Supervisor do Programa de Pesquisa sobre Raízes, Tubérculos e Bananas-RTB do CGIAR/CIP (2014); e atualmente é Membro do Steering Committee do Programa RTB/CGIAR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a estresses abióticos (principalmente seca), biotecnologia (marcadores moleculares, cultura de tecidos e criopreservação), recursos geneticos e pré-melhoramento de mandioca.

Formação Acadêmica


1964 - 1968

Ensino Fundamental em

Grupo Escolar 'Dr. Justo Chermont'

Ano de obtenção: 1968


1967 - 1975

Ensino Médio em

Colégio Estadual 'Magalhães Barata'

Ano de obtenção: 1975


1976 - 1979

Graduação em Engenharia Agronômica

Faculdade de Ciências Agrárias do Pará

Ano de obtenção: 1979


1984 - 1986

Mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal)

Universidade Federal de Viçosa

Título: Efeito da enxertia na nutrição mineral, no crescimento vegetativo, na fotossíntese e na redutase do nitrato em Coffea arabica L.

Ano de obtenção: 1986

Orientador: Alemar Braga Rena


1994 - 1998

Doutorado em Plant Physiology

Cornell University

Título: Physiological and developmental changes in cassava (Manihot esculenta Crantz) under water deficit

Ano de obtenção: 1998

Orientador: Tim L Setter


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas
  3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Melhoramento Vegetal
  4. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Genética / Subárea: Biotecnologia
  5. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Genética / Subárea: Tolerância à Seca
  6. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Genética / Subárea: Recursos Genéticos Vegetais
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.