José Humberto Valadares Xavier

Pesquisador Embrapa Cerrados

e-mail

Currículo Lattes

Chefia Adjunta: Pesquisa e Desenvolvimento

Setor: Núc Temático Sist Prod Animal

Data de Contratação: 04/01/1999

Matrícula: 301213

Minicurrículo


É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados). Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília (1990). É mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (2003). É doutor em Ciências (Área de concentração Sistemas de Produção Agrícola Familiar) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Tem experiência em pesquisa na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural e agricultura familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: validação de tecnologias, avaliação multicritério de tecnologias, avaliação de impacto ambiental por meio de Análise de Ciclo de Vida (ACV) e sistemas de produção. Participou da equipe que adaptou um método de apoio ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Silvânia, GO e que foi validado em três assentamentos de Reforma Agrária de Unaí, MG.

Formação Acadêmica


1984 - 1990

Graduação em Agronomia

Universidade de Brasília

Ano de obtenção: 1990


2002 - 2003

Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Sustentável

Universidade de Brasília

Título: Análise de ciclo de vida (ACV) da produção agrícola familiar em Unaí-MG: resultados econômicos e impactos ambientais

Ano de obtenção: 2003

Orientador: Armando de Azevedo Caldeira-Pires


2007 - 2010

Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar

Universidade Federal de Pelotas

Título: Avaliação de sistemas de cultivo de milho grão sequeiro no contexto da agricultura familiar: uma aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA)

Ano de obtenção: 2010

Orientador: Mário Conill Gomes


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural / Especialidade: Desenvolvimento Rural
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.