Marcelo Augusto Boechat Morandi

Pesquisador Assessoria de Relações Internacionais

e-mail

Currículo Lattes

Função: Chefe de Assessoria

Data de Contratação: 20/11/2001

Matrícula: 304701

Minicurrículo


Engenheiro Agrônomo (1995, Universidade Federal de Viçosa-UFV), mestre (1997 - UFV) e doutor (2001 - UFV em programa com estágio no exterior na University of Guelph, Canadá) em Agronomia/Fitopatologia. Atuou como docente de Fitopatologia pela FESURV/UniRV-GO e de Microbiologia Ambiental pela PUC-Campinas. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Meio Ambiente desde 2001. Atua em PD&I na interface agricultura e meio ambiente, com ênfase nas áreas de avaliação de sustentabilidade e desenvolvimento de bioinsumos. Coordenou o Portfólio de projetos Manejo Racional de Agrotóxicos da Embrapa e o Grupo de Trabalho em Controle Biológico do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE). Membro do GT RenovaBio-Política Nacional de Biocombustíveis, responsável pela construção das métricas e ferramentas do programa de Créditos de Descarbonização no Brasil. Coordena o Grupo de Trabalho sobre métricas de baixo carbono na Embrapa (GT-Carbono). Representante da Embrapa na Comissão de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e na Comissão Executiva Nacional do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC+). É conselheiro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da FIESP e membro do Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora e do Conselho do Instituto Agrogalaxy. Como gestor, ocupou cargos de Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios (2010/2011), Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia (2011/2012), Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2012/2015) e Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente (2015-2022).

Formação Acadêmica


1990 - 1995

Graduação em Agronomia

Universidade Federal de Viçosa

Ano de obtenção: 1995


1995 - 1997

Mestrado em Agronomia (Fitopatologia)

Universidade Federal de Viçosa

Título: Gliocladium roseum como agente de biocontrole de Botrytis cinerea em roseiras cultivadas em casa de vegetação

Ano de obtenção: 1997

Orientador: Luiz Antonio Maffia


1997 - 2001

Doutorado em Agronomia (Fitopatologia)

Universidade Federal de Viçosa

Título: Influência de fatores bióticos e abióticos no estabelecimento de Clonostachys rosea em tecidos de roseira e controle biológico de Botrytis cinerea pelo antagonista em restos culturais.

Ano de obtenção: 2001

Orientador: Luiz Antonio Maffia


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade
  3. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Micologia
  4. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Microbiologia
  5. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Epidemiologia
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.