Adriana Maria de Aguiar Accioly

Pesquisadora Gerência-Geral de Inteligência e Planejamento de PD&I

e-mail

Currículo Lattes

Função: Gerente Geral

Data de Contratação: 04/07/2005

Matrícula: 319244

Minicurrículo


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1996), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2001) e MBA em Gestão de Projetos pela Esalq/USP (2018). De 2001 a 2002 trabalhou como consultora da Votorantim Metais, em Três Marias-MG, na recuperação de áreas degradadas pela contaminação química do solo. De 2002 a 2005 foi bolsista de pós-doutoramento na Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde trabalhou na área de recuperação de áreas degradadas pela mineração de gipsita, contaminação química do solo por metais pesados e solos degradados pela salinização. Desde 2005 é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, locada na Embrapa Mandioca e Fruticultura até fevereiro de 2018, atuando na pesquisa de reciclagem de resíduos na agricultura, saúde do solo, recuperação de solos degradados. Na Embrapa Mandioca e Fruticultura assumiu cargos de gestão, como supervisora do Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas, Gestora da Qualidade, Secretária Executiva do Comitê Técnico Interno, Substituta da Chefia de P&D, secretária do Núcleo de Apoio à Programação e gestora do Escritório de Projetos dessa Unidade da Embrapa. Atualmente trabalha na Embrapa Sede, na Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, como Gerente de Inteligência e Planejamento da Programação. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição do solo, reciclagem de resíduos da agricultura, recuperação de áreas degradadas, gestão ambiental e saúde do solo.

Formação Acadêmica


1993 - 1994

Aperfeiçoamento em Fertilidade do Solo

Instituto Agronômico de Pernambuco

Título: Comportamento do potássio em Latossolo Amarelo para a cultura da soja

Ano de obtenção: 1994

Orientador: José Pereira leite


1987 - 1992

Graduação em Agronomia

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Título: Efeito da queima na disponibilidade de nutrientes e sucessão de plantas em agricultura migrante no semi-árido de Pernambuco.

Ano de obtenção: 1992

Orientador: Everardo Valadares de Sá Barreto Sampaio


1994 - 1996

Mestrado em Ciência do Solo

Universidade Federal de Lavras

Título: PO DE FORNO ELETRICO DE SIDERURGIA COMO FONTE DE MICRONUTRIENTES E SEU EFEITO NO SOLO E NA PLANTA

Ano de obtenção: 1996

Orientador: ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO


1996 - 2001

Doutorado em Ciência do Solo

Universidade Federal de Lavras

Título: Amenizantes e estratégias para estabelecimento de vegetação em solos de áreas contaminadas por metais pesados

Ano de obtenção: 2001

Orientador: José Oswaldo Siqueira


2002 - 2005

Pós-Doutorado em

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Ano de obtenção: 2005


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Poluição Do Solo
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza / Especialidade: Recuperação de Áreas Degradadas
  3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Química do Solo
  4. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.