Lenita Ramires dos Santos

Pesquisadora Embrapa Gado de Corte

e-mail

Currículo Lattes

Chefia Adjunta: Pesquisa e Desenvolvimento

Setor: Grupo de Pesquisa Animal

Data de Contratação: 04/10/2010

Matrícula: 349800

Minicurrículo


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Biologia Molecular. Atuou, durante seu mestrado e doutorado em um projetos visando o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, aperfeiçoando-se nas seguintes técnicas: clonagem e expressão de genes, produção e purificação de proteínas recombinantes, imunização e avaliação de resposta imune. Atualmente é Pesquisadora A na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande MS, onde atua na área de Sanidade Animal - Imunologia e Patologia com ênfase em biotecnologia. Tem projetos aprovados atualmente sobre o estudo do mormo - Burkholderia mallei (junto ao MAPA) - patógeno de nível de biossegurança 3, e participa de de outras propostas aprovadas pelo CNPq (Edital Biopec/2022) no tema cisticercose bovina. Nestas propostas, faz uso da tecnologia do DNA recombinante para a produção de proteínas. É presidente da Comissão Interna de Biossegurança desde 2019, tendo atuado como secretária executiva da referida comissão desde 2012. Atua também no Comitê Gestor do Biopec/Embrapa Gado de Corte - laboratório multiusuário para a biossegurança da pecuária (no qual está instalado o laboratório de alta contenção biológica) e é vice presidente do Comitê estratégico do mesmo laboratório.

Formação Acadêmica


1992 - 1996

Graduação em Ciências Biológicas

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ano de obtenção: 1996


1998 - 2001

Mestrado em Imunologia

Universidade Federal da Bahia

Título: Clonagem e expressão das subunidades recombinantes de IL-12 canina em Escherichia coli

Ano de obtenção: 2001

Orientador: Geraldo Gileno de Sá Oliveira


2002 - 2007

Doutorado em Imunologia

Universidade Federal da Bahia

Título: Contribuição para o desenvolvimento de uma vacina contra leishmaniose visceral canina

Ano de obtenção: 2007

Orientador: Geraldo Gileno de Sá Oliveira


2008 - 2011

Pós-Doutorado em

Embrapa Gado de Corte

Ano de obtenção: 2011


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Imunologia
  2. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada / Especialidade: Biologia Molecular
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.