Ana Margarida Castro Euler

Pesquisadora Diretoria de Negócios

e-mail

Currículo Lattes

Função: Diretora

Data de Contratação: 19/05/2023

Matrícula: 363959

Minicurrículo


Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Mestre (2002) e Doutora (2006) em Ciências Ambientais e Florestais pela Graduate School of Environment and Information Science- Yokohama National University, Japão. Pós-doutorado em Populações Tradicionais, Governança da Biodiversidade e Sistemas Agrícolas Tradicionais (set2021- fev2023) L'Institut de recherche pour le développement (IRD), e Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) na França. Tem 20 anos de atuação na Amazônia com passagem pela África (Burkina Faso, Quênia, Gana). Entre 2003 e 2008 atuou como técnica especializada em Conservação da Amazônia no WWF-Brasil exercendo a coordenação do programa Sudoeste da Amazônia, responsável pela captação de recursos e gestão de projetos de conservação desenvolvidos em parceria com organizações de governo e da sociedade civil no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Desde de 2008 atua como Pesquisadora A da Embrapa Amapá, na área de manejo de recursos naturais e como Assessora de Relações Internacionais. Entre 2011 e 2014 exerceu o cargo de Diretora-Presidente do Instituto Estadual de Florestas, implementando o Programa de Desenvolvimento da Produção Extrativista - PROEXTRATIVISMO, Programa de Concessões Florestais, lançou o Programa Estadual de Florestas do Amapá e o Fórum Amapaense de Mudanças Climáticas. Produtora e apresentadora do programa de rádio Vozes da Floresta da Rádio Difusora 360 AM (2012-2014). e do programa Fala, Amazônia! na Rádio Universitária 96,9 FM (2018-2020) em parceria com o curso de Geografia Agrária e Agência de Comunicação da UNIFAP. Áreas de pesquisa: manejo florestal comunitário, governança e desenvolvimento territorial, cadeias de valor da sociobiodiversidade, serviços ecossistêmicos e políticas públicas. Comunicação, gênero e juventude são temas transversais enfatizados nos projetos que atua.

Formação Acadêmica


1993 - 1998

Graduação em EngenhariaFlorestal

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Ano de obtenção: 1998


2000 - 2002

Mestrado em Ecologia vegetal

Yokohama National University

Título: Mapping of Forest Types in Acre, Brazil Using Remote Sensing and Canopy Tree Interpretation.

Ano de obtenção: 2002

Orientador: Kazue Fujiwara


2002 - 2006

Doutorado em Graduate School of Environment and Information Sci

Yokohama National University

Título: A vegetation ecological study of floristic and structural composition of a tropical rainforest in Antimary State Forest, Acre, Brazil.

Ano de obtenção: 2006

Orientador: Kazue Fujiwara


2022 - 2023

Pós-Doutorado em

Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Dével

Ano de obtenção: 2023


2021 - 2022

Pós-Doutorado em

Institut de Recherche pour le Développement

Ano de obtenção: 2022


Áreas de Conhecimento


  1. Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais
  2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  3. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Ecologia
  4. Grande área: Ciências Biologicas / Área: Botânica
  5. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Políticas Públicas
  6. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Radiodifusão
Esta seção apresenta apenas publicações de acesso aberto, disponíveis para download gratuito. Confira outras publicações na Plataforma Lattes.