Notícias

10/08/18 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Almanaque "Horta & Liça" estimula consumo de hortaliças em escola de MG

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ações desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), desde 2009, com o objetivo de incentivar o consumo de hortaliças na alimentação infantil, ampliaram os horizontes e vêm mudando hábitos alimentares de alunos de uma escola do município de Lagoa Santa, em Minas Gerais. 

A publicação criada no âmbito desse trabalho, o almanaque Horta & Liça tem sido um grande aliado da professora Neusa Rosa, responsável pela implantação e manutenção da horta que vem sendo cultivada na Escola Municipal Herculano Liberato de Almeida, naquela cidade mineira.

De acordo com a professora, a informação sobre a existência do almanaque “foi meio por acaso”, quando buscava informações na internet sobre a formação de canteiros para cultivo de hortaliças. “Nas informações visualizadas, encontrei no endereço da Embrapa uma matéria que apresentava a mais recente edição do almanaque e o que vi achei bastante interessante, porque relatava, em quadrinhos, a vivência de crianças com hortaliças”, conta Neusa, que solicitou e recebeu exemplares de todas as cinco edições do Horta & Liça.

Neusa acrescenta que a chegada dos exemplares coincidiu com a primeira colheita da horta, ainda no primeiro semestre de 2018. “Foi muito pertinente a coincidência, porque o interesse pela história de crianças ‘parecidas com eles próprios’ foi estendido à horta da escola, que passou a ser tema de conversas envolvendo as preferências de cada um, isto é, o que gostavam ou não de ter no prato”, observa.

A partir daí, sublinha a professora, a sua turma de alfabetização começou a apresentar uma mudança gradativa nos seus hábitos alimentares: crianças que rejeitavam qualquer espécie de hortaliça passaram a comer, e a gostar, de salada, “principalmente quando sabiam que a alface, por exemplo, tinha vindo da horta da escola, que eles tinham ajudado a cuidar”. O próximo passo foi estender esse novo olhar às famílias dos alunos, que têm visitado a escola, pelo menos uma vez por semana, para ajudar nos cuidados com a horta.

Conteúdo: O almanaque, que está em sua quinta edição, tem como personagens  Zé Horta, Maria Liça, Urbano e Marina. Em cada edição, uma abordagem divertida das experiências dessas crianças com as hortaliças, presentes também nas demais seções da revista, como cruzadinha, caça-palavras, labirinto, desenhos para colorir e jogo de memória, entre outros.

A publicação é distribuída a alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal durante visita à Embrapa Hortaliças, no âmbito do Programa Embrapa & Escola. O programa procura aproximar a ciência do universo estudantil, por meio de palestras e visitas aos campos experimentais das Unidades de pesquisa da Embrapa.

Inscrições: As escolas interessadas em conhecer as tecnologias da Embrapa Hortaliças, por exemplo, como um tomate pode ficar mais doce e, principalmente, mais vitaminado, podem agendar visita pelo telefone (61) 3385-9110. 

Divirta-se!

Clique nos links abaixo para fazer download dos almanaques e conferir as aventuras do Zé Horta e sua turma.

- Almanaque Horta & Liça - Número 1

- Almanaque Horta & Liça - Número 2

-  Almanaque Horta & Liça - Número 3

- Almanaque Horta & Liça - Número 4

- Almanaque Horta & Liça - Número 5

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3385-9110

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-escolaalmanaquelegumeverdurahortifruti