09/06/21 |   Comunicação

Analista grava vídeos de discussão e divulgação científica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em maio, o analista Gustavo Spadotti participou da gravação de vídeos de discussão e divulgação científica publicados em plataformas de parceiros. Doutor em Agronomia, Spadotti gravou o episódio quatro da Web Série Solo Produtivo, produzida pela Viter, empresa do Grupo Votorantim. O tema abordado foi sustentabilidade. A série é dividida em cinco capítulos, cada qual com um especialista, e marca a celebração de um ano da empresa.

Em gráficos, o agrônomo mostrou as porções totais de terras ocupadas pela agropecuária no Brasil. Como ele aponta, a agricultura ocupa menos de 8% do País e a pecuária, cerca de 20%. Mesmo com uma porcentagem baixa de terras ocupadas por lavouras e pastagens, segundo ele, nosso País se destaca na produção mundial de alimentos. “A chave para o nosso sucesso é o uso da tecnologia, que nos fez produzir mais alimento por hectare. Se tivéssemos a mesma produtividade da década de 1970, precisaríamos usar outros 140 milhões de hectares para a agropecuária. No entanto, essas terras foram poupadas pelo nosso avanço tecnológico que culminou no aumento da produtividade das nossas culturas e dos nossos hectares”, explica.

O analista encerra o vídeo conversando sobre tecnologias de curto e médio prazo para o agro. Ele comentou que a revolução no meio agropecuário tem se dado pelas nanotecnologias, geotecnologias, biotecnologias e ciência de dados. Em todas essas frentes, ele reforça, a Embrapa já atua e disponibiliza ativos com vistas a aumentar a produtividade agropecuária o quanto antes.

O vídeo estará disponível para acesso público a partir do dia 18 de junho aqui.

Macrologística agropecuária

No dia 14, Spadotti apresentou o SITE da Macrologística Agropecuária Brasileira no canal do Laboratório de Pesquisa em Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No canal no Youtube são compartilhados vídeos com temática variada relacionada à logística e comercialização agroindustrial.

No vídeo, o analista falou sobre o contexto gerador dos estudos para a estruturação do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) da Macrologística da Agropecuária Brasileira e perspectivas futuras. Ele ressaltou a importância da reflexão estratégica sobre a logística no agro. “Muitas vezes é o produtor, quando avança uma fronteira, que sai abrindo vias de escoamento e acaba criando um caos por não ter um pensamento estratégico para a logística”, comentou. 

Entre outros temas, ele destacou a necessidade de aumentar a capacidade dos portos, principalmente os do Arco Norte, para acompanhar as estimativas dos fretes gerados pela agropecuária, assim como a execução de obras prioritárias para a promover a competitividade do agro.  

Para assistir ao vídeo, acesse o canal do LOGICOM

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/