Notícias Notícias

21/12/22 |   Comunicação

Embrapa&Escola volta com centenas de estudantes no Piauí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação/NCO

Divulgação/NCO - Alunos da Escola Arco Iris, de Teresina, conhecendo o Sisteminha Embrapa

Alunos da Escola Arco Iris, de Teresina, conhecendo o Sisteminha Embrapa

A retomada do Programa Embrapa&Escola no Piauí, em 2022, foi em grande performance. Nada menos que 1.185 alunos de 22 escolas das redes pública e privada, do ensino fundamental e médio, visitaram a Embrapa Meio-Norte, em Teresina, e viram a importância da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento do Estado. Mais 331 estudantes de nível técnico e universitário de 15 instituições entre universidades, faculdades e escolas técnicas, também conheceram as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação da estatal.

A importância do programa tem o reconhecimento público das instituições, manifestadas à direção da Embrapa Meio-Norte. O Educandário Santa Maria Goretti, de Teresina, em ofício Anísio Ferreira Neto, chefe geral da Unidade, cita: “A visita à Embrapa proporcionou vivências transformadoras aos nossos alunos, professores, coordenadores e à direção do colégio, com grande incentivo para despertar o interesse pelas pesquisas, práticas e tecnologias desenvolvidas na agricultura e na pecuária brasileiras”. Veja o documento na íntegra.

 

Unindo o meio urbano ao rural

A pandemia da Covid-19, que em 2020 e 2021 isolou o País, deixando um rastro de mortes e destruição da economia, impediu o Embrapa&Escola de caminhar normalmente. Para o próximo ano, Antônio José Aguiar, coordenador do programa, está projetando no mínimo o mesmo número de visitas e de estudantes de visitas recebidas em 2022. “Como as atividades nas escolas normalizaram este ano, pensamos em ampliar os contatos para que mais alunos tenham a oportunidade de conhecer na prática, em 2023, o trabalho da Embrapa no Piauí”, planeja Aguiar.

Criado em 1997, o Programa Embrapa&Escola foi estruturado para “integrar a Embrapa às instituições de ensino, aproximando cientistas, alunos e professores, estimulando o interesse dos jovens pelo conhecimento científico”. A ação “fortalece os laços entre o meio urbano e o rural, orientando os participantes sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, a importância da sustentabilidade e práticas que garantam uma melhor qualidade de vida”. 

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3198-0500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cienciatecnologiaestudantesembrapaescolaeducacao