13/09/23 |   Transferência de Tecnologia

Dia de Campo debate preparação do solo para cultivos intensivos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

Na região Central de Minas Gerais, plantar milho para ensilagem e capins para pastagens é uma tradição; contudo, os sistemas de cultivo têm intensificado o uso do solo, ainda mais agora com a entrada da soja que é uma atividade relativamente nova.

No Cerrado mineiro, produtores podem adotar sistemas de cultivo com semeio da soja na primavera e sua colheita no verão, além do cultivo do milho silagem no verão-outono, com possibilidade de semeadura simultânea de capins para a chamada “safrinha de boi”. Agronomicamente, essa alternância é uma sucessão de culturas em sistemas de cultivo intensivo do solo.

A produção de forragem de culturas anuais como o milho e o sorgo proporcionam exportação de nutrientes e exigem estratégias de manejo que visam manter ou intensificar a estruturação do solo, sendo que a cultura da soja é muito exigente nesta característica para a obtenção de boas produtividades. Então, é fundamental entender essa dinâmica do sistema solo submetido a esse uso intensivo para garantir a sustentabilidade do sistema.

Para oferecer e debater novas informações ao setor, acontecerá no dia 15 de setembro, no Campus Sete Lagoas (CSL) da Universidade Federal de São João del-Rei, o “IX DIA DE CAMPO GEFIT / UFSJ – GEFIT/ UFSJ” com a temática “Estruturação Física, Química e Biológica do Solo no Bioma Cerrado”.

O evento é uma realização em parceria do Grupo de Estudos em Fitotecnia (GEFIT-UFSJ), Embrapa Milho e Sorgo e a Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG)

A coordenação científica é do professor Iran Dias Borges, do CSL e líder do GEFIT. Na edição passada, o dia de campo GEFIT/UFSJ recebeu nada menos que 300 participantes. “Para essa edição, esperamos uma significativa participação de produtores, técnicos, consultores, pesquisadores e acadêmicos, além de representantes de empresas do setor”, comenta o professor.

“Abordaremos no evento temas relacionados às tecnologias, espécies e genótipos em sucessão, rotação ou consorciação adaptados, mirando a sustentabilidade agronômica e econômica de sistemas de cultivo intensivo. A intenção do encontro é transmitir conhecimentos, difundir tecnologias e inovações na adoção de sistema de produção forrageira sustentáveis, visando atualizar e estimular atuais e novos produtores e profissionais, no uso de técnicas para o alcance de boas produtividades com sustentabilidade econômica, agronômica e ecológica”, comenta.

Segundo Iran, o evento contará com a presença de palestrantes destacados e atuantes no mercado de trabalho, na pesquisa e ensino do setor do agronegócio.

Informações mais detalhadas sobre a programação de palestras e inscrições por meio do Sympla. Clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social da UFSJ
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3379-5808

Guilherme Viana (MTb MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1905

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

evento