18/09/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa lança curso sobre manejo e conservação de solo e água

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eliane Clemente

Eliane Clemente -

A produção de alimentos depende diretamente do solo e da água. E, para que esses recursos sejam preservados, é fundamental a utilização de práticas adequadas nas propriedades rurais. A Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária, oferece agora um curso totalmente on-line e gratuito sobre fundamentos e práticas de conservação de solo e água.

Na capacitação, o participante tem acesso a diversas informações sobre como evitar a degradação e garantir uma produção agrícola sustentável. Pesquisadores da Embrapa apresentam explicações sobre estratégias de manejo e conservação do solo e da água em sistemas de produção. O curso utiliza recursos didáticos variados, como videoaulas, animações e materiais interativos. Também disponibiliza textos complementares e publicações técnicas da Embrapa.

“Estratégias de manejo do solo envolvem práticas que devem ser adotadas desde a escolha e o preparo da área de produção. Há cuidados fundamentais a serem seguidos para a conservação do solo e a manutenção de características favoráveis ao cultivo”, explica o pesquisador Manoel Ricardo de Albuquerque Filho, da Embrapa Milho e Sorgo.

Para o pesquisador, é importante que o produtor rural conheça os fundamentos sobre o manejo adequado do solo e seus benefícios. “Esse conhecimento aumenta as chances de adoção das práticas conservacionistas, a fim de evitar degradação e favorecer uma boa estrutura do solo para cultivos”, explica.

 

 

A capacitação on-line está estruturada em cinco módulos:

1- Manejo e Conservação do solo.

2- Capacidade de uso e aptidão agrícola das terras.

3- Água no sistema solo-planta-atmosfera.

4- Erosão e degradação do solo.

5- Estratégias de manejo e conservação do solo e da água em sistemas de produção.

Para mais informações e inscrições do curso Fundamentos e Práticas de Conservação de Solo e Água, acesse: https://www.embrapa.br/e-campo/fundamentos-e-praticas-de-conservacao-de-solo-e-agua

Marina Torres (MTb 08577/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/