14/11/23 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa mostra o potencial do sorgo para empreendedores em Três Marias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Brito

Sandra Brito - Frederico Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo

Frederico Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo

“O potencial da cultura do sorgo para compor o sistema de produção de grãos” foi um dos destaques da programação do Empreender Três Marias 2023 - Impulsionando o que temos de melhor”. O evento aconteceu de 7 a 9 de novembro no Centro de Convivência Três Marias Tênis Clube.

No painel 'Oficina Agrícola', o engenheiro-agrônomo Frederico José Evangelista Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo, ministrou a palestra sobre a "Cultura do sorgo". O cultivo de grãos vem se expandindo anualmente na região, liderados pela cultura da soja. Porém, Botelho  orientou que é importante ter opção de culturas para diversificar o sistema de produção para torná-lo cada vez mais eficiente.

“A soja vem tendo excelentes resultados, porém o monocultivo não é sustentável a médio e longo prazo. Para evitar a exaustão do solo e a ocorrência de pragas e de doenças é recomendado não deixar o solo em pousio na entre safra. O plantio do sorgo, do milheto ou de outras forrageiras é uma estratégia de manejo a ser considerada. As orientações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático também contribuem para a tomada de decisão mais assertiva”, disse Botelho.

“Esta é uma das premissas do projeto de cooperação técnica entre a Embrapa e a Prefeitura de Três Marias”, complementou o engenheiro agrônomo Sinval Lopes de Resende, da Embrapa, que coordena esta ação de transferência de tecnologia. O projeto é intitulado "Agricultura Tecnificada em Ecossistema de Inovação como Suporte ao Desenvolvimento Regional na Região de Três Marias”.

“Priorizamos modelos de negócios que buscam melhorar a eficiência no uso do solo. Esses modelos podem contribuir para o aumento da produção e para o abastecimento do mercado, para a melhoria da eficiência econômica da propriedade e para o desenvolvimento regional, com o consequente equilíbrio na balança comercial do nosso País", disse Lopes.

Outro destaque da Oficina Agrícola foi a palestra "Primeira usina de álcool cereal de Minas Gerais”, do gerente comercial Thiago Carneiro, da Destilaria Capim Branco, Na Destilaria Capim Branco, o milho será a principal fonte de matéria prima. Sediada em Capim Branco-MG, a empresa será a primeira usina de álcool cereal de Minas Gerais. O empreendedor Thiago Carneiro abordou o modelo de negócios aplicado na empresa e suas contribuições para o desenvolvimento regional. “É um projeto que busca fomentar a indústria, a agricultura e o comércio da nossa região e com isso sempre alavancar a economia”, afirmou Carneiro.

Segundo Carneiro, a capacidade de produção da destilaria será de 300 mil litros de álcool cereal por mês e de 7 toneladas por dia de Dry distillers grains (DDG) de milho, grãos secos de destilaria, um farelo proteico excelente para alimentação animal. Para isso serão necessárias 25 toneladas de milho por dia. De sorgo, serão 35 toneladas por dia, quando a indústria iniciar a operação com esse cereal.

 

Empreender Três Marias 2023

O “Empreender Três Marias 2023” foi promovido pela prefeitura da cidade da região Central mineira e pelo Sebrae, com apoio de empresas públicas e privadas. “O nosso compromisso enquanto poder público municipal é poder oferecer oportunidades às pessoas das comunidades e para aqueles que querem investir em Três Marias. Agradecemos aos parceiros que promovem esta iniciativa. São parcerias que vêm fortalecendo cada vez mais o nosso município”, disse o prefeito Adair Divino Ben Te Vi.  

Roberto Carlos Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte, Turismo e Cultura e de Meio Ambiente, ressaltou que o evento nasceu por causa da necessidade de discutir com os empreendedores locais questões para fomentar o desenvolvimento econômico do município. “Este trabalho iniciou em 2020. Foram criados instrumentos jurídicos para investidores e compradores atuarem com segurança. A maior parte das pessoas que está com a gente é da comunidade”, disse.

“A Emater Minas tem uma visão animadora e promissora que é transformar a região de Curvelo em um dos maiores celeiros de produção de alimentos do país”, disse o gerente regional Renato Inoue. Segundo ele, contribuem para esta perspectiva as condições favoráveis para o desenvolvimento do agronegócio e a logística para o escoamento, a distribuição e a comercialização dos produtos.

“Tudo isso traz a valorização dos imóveis rurais e o desenvolvimento para os municípios. A Emater pode contribuir com as articulações com empresas públicas e privadas e para otimizar o avanço do agronegócio. Mas, principalmente atuando na difusão e na aplicabilidade das tecnologias e inovações", pontuou Inoue.

Sandra Brito (MTb 06.230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

milhosorgosojatres-marias-mgempreender