25/02/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa recebe homenagem pelos seus 50 Anos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Guilherme Viana

Guilherme Viana - Antônio Carlos Arantes, Selma Beltrão, Frederico Durães e Douglas Melo

Antônio Carlos Arantes, Selma Beltrão, Frederico Durães e Douglas Melo

O cinquentenário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi comemorado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial de Plenário, na sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024. O agraciamento se deu por iniciativa dos deputados Antônio Carlos Arantes e Douglas Melo. Na solenidade, o deputado Arantes, Primeiro Secretário da Assembleia, representou o presidente Tadeu Martins Leite.  Arantes enfatizou que já está no seu sexto mandato e se sente muito honrado em homenagear a Embrapa.

O secretário transmitiu as palavras do presidente Leite: “A pesquisa é a fonte da inovação. O maior exemplo disso é a trajetória da Embrapa pelos 50 anos de contribuição para o crescimento de nosso País. A longevidade da Embrapa é fruto do seu dom de fazer valer a experiência acumulada enquanto enfrenta os desafios contemporâneos e refina sua capacidade para antecipar tendência, criar possibilidades e abrir caminhos inovadores. A segurança alimentar e a soberania alimentar que o Brasil tem hoje não seriam possíveis sem o trabalho da Embrapa”, pronunciou Arantes.

O deputado Douglas Melo disse que “é uma honra para nós mineiros termos em Sete Lagoas e em Juiz de Fora dois grandes polos da Empresa que capacita inúmeros pesquisadores anualmente, sendo grandes responsáveis pelo desenvolvimento de notórios profissionais da agropecuária no Brasil. Reflexo disso é a consolidação da hegemonia do Brasil como grande exportador de produtos agrícolas, ocupando a quinta posição no ranking global, tendo Minas Gerais como um dos grandes protagonistas desta produtividade.”

A placa comemorativa ao aniversário de 50 anos foi recebida por Selma Lúcia Lira Beltrão, diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, que representou a presidente Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá.

A diretora salientou a gratidão da Embrapa pelas pontes construídas entre a Empresa e o setor público de Minas Gerais e o engajamento do setor produtivo e dos produtores rurais. “Temos importantes e históricas parcerias com universidades, instituições estaduais de pesquisa e de extensão rural, e tantas outras que compõem o ecossistema de inovação estadual. Parte do sucesso da Embrapa nesses 50 anos se deve à atuação do povo que aqui vive e trabalha, dos gestores públicos e dos parlamentares que têm apoiado a pesquisa agropecuária”, disse.

Beltrão ressaltou a importância do apoio dos parlamentares à pesquisa agropecuária realizada no País. “A participação ativa do parlamento é histórica e tem sido fundamental para as instituições federais e estaduais que aqui atuam”, pontuou.

A atuação dos empregados também foi enaltecida pela diretora. “Não teríamos alcançado reconhecimento nacional e internacional sem o comprometimento dos cerca de 7.700 trabalhadores e trabalhadoras da Empresa, dos quais cerca de 600 atuam aqui em Minas Gerais”, acrescentou.

Da mesma forma, Adilson Ferreira da Mota, diretor de Ciência e Tecnologia do Sindicato dos Trabalhadores de Ciência e Agropecuária (Sinpaf), relacionou o mérito do crescimento da produção agrícola do Brasil ao desempenho dos trabalhadores. “Os empregados da Embrapa foram muito responsáveis por esse trabalho ao longo dos 50 anos, sendo eles pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes. Esses empregados passaram por inúmeros desafios, porém sempre estiveram juntos trabalhando por uma Embrapa cada vez melhor. Esperamos ter mais 50 anos com a Embrapa auxiliando os produtores rurais no sentido de termos uma produção mais sustentável”, disse.

 

Embrapa em Minas Gerais

Elizabeth Fernandes, Selma Beltrão, Antônio Carlos Arantes e Frederico Durães (Foto: Victória Farias)

 

A Embrapa em Minas Gerais está representada por dois Centros de Pesquisa de expressão nacional: as unidades descentralizadas Embrapa Gado de Leite, criada em 26 de outubro de 1974 e instalada no município de Juiz de Fora, MG, e Embrapa Milho e Sorgo, criada em 1975 e instalada em 14 de fevereiro de 1976, no município de Sete Lagoas, MG, nas dependências do antigo Instituto de Pesquisa Agropecuária do Centro-Oeste (Ipeaco), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Ao longo das últimas cinco décadas, Minas Gerais representa, em relação ao Brasil, o primeiro lugar na produção de leite e café; o segundo lugar na produção de sorgo e feijão; e o terceiro lugar na produção de cana-de-açúcar, ovos de galinha e tilápia. Além disso, o estado ocupa a quarta colocação nacional na suinocultura, no rebanho bovino e na produção de mel. Já a produção de milho, mamão e trigo está em quinto lugar", destacou o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Ozanan Durães.

“O empreendedorismo de utilidade e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico têm produzido em Minas Gerais, na parceria público-privada, resultados para uma significativa e progressista agenda de produção agropecuária, com impactos em emprego e renda para a população interna, e potencial expansão de exportações”, pontuou Durães.

“Há muita coisa para se comemorar nestas cinco décadas”, disse Elizabeth Nogueira Fernandes, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. “Nesse período, a produção de leite cresceu mais de quatro vezes, saindo de oito bilhões de litros por ano para 35 bilhões de litros, colocando o País com terceiro maior produtor do mundo”. A chefe-geral também afirma que houve um grande salto de produtividade. “A média nacional saltou de 700 litros/vaca por ano para 2.200 litros, e em alguns municípios esse índice pode chegar a 6.000 litros/vaca.”

Quanto ao futuro, Elizabeth diz que a palavra que o define é “eficiência”, uma vez que não há como falar de eficiência sem se preocupar com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. “Para isso, a pesquisa da Embrapa tem um grande cardápio de soluções tecnológicas disponíveis em diversas áreas, como nutrição de precisão, manejo de dejetos, reprodução, biosseguridade, agricultura regenerativa, suplementos alimentares para redução da pegada de carbono, etc.”

A chefe-geral concluiu ressaltando a importância do reconhecimento da Embrapa pelo legislativo mineiro. “Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil e um dos estados mais importantes na produção de alimentos do País. Estamos honrados com esta homenagem.”

“O conhecimento gerado de pesquisa na Embrapa Milho e Sorgo e na Embrapa Gado de Leite serve para contribuir para a melhoria das políticas públicas e do ambiente de negócios”, ressaltaram os supervisores de Relacionamento com o Poder Legislativo, Felipe Cardoso, e de Relações Institucionais e Governamentais, Alessandra Silva. Segundo eles, “o papel de discutir as políticas públicas e de aprovar as leis é do parlamento. Então é dever da Embrapa, como instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação, estar muito próxima e acompanhar o trabalho do parlamento. Essa homenagem que a Assembleia faz reflete o compromisso. Mostra que a Embrapa está presente, acompanhando o trabalho do poder legislativo. Especialmente, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que está preocupada com as políticas para o povo mineiro, para o estado.”

Compareceram à solenidade mais de 80 empregados da Embrapa de Minas Gerais e do Distrito Federal, incluindo os dirigentes da Embrapa da região Sudeste: Agricultura Digital (Campinas, SP); Agrobiologia (Rio de Janeiro, RJ); Agroindústria de Alimentos (Seropédica, RJ); Gado de Leite (Juiz de Fora, MG); Instrumentação (São Carlos, SP); Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG);  Pecuária Sudeste (São Carlos, SP); Solos (Rio de Janeiro, RJ); e Territorial (Campinas, SP).

Representantes de empresas públicas e privadas e autoridades municipais e estaduais também comparecerem à homenagem. Na ocasião, foi distribuído um chocolate ao leite com cumaru e pipoca de sorgo, fabricado pela Odle, indústria situada em Sete Lagoas, MG.

A atração cultural ficou por conta dos músicos de Sete Lagoas Léo Guto, Gregory Yohan,  Marcus Kupertino e Samuel Oliveira. Eles executaram as canções “Leve”, “História” e “Tá tudo bem”, de autoria de Léo Guto.

 

Mesa de honra

Compuseram a mesa da esquerda para a direita, o diretor de Ciência e Tecnologia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Adílson Mota; o superintendente de Relacionamento da Faemg, Francisco Maurício Simões; o secretário-adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Ricardo Albanez; a diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Lúcia Lira Beltrão; o  deputado Antônio Carlos Arantes; o deputado  Douglas Melo; o presidente da Fapemig, Prof. Carlos Arruda de Oliveira; o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo , Frederico Durães; o superintende do Ministério da Agricultura e Pecuária, Éverton Ferreira; e a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes.(Foto: Guilherme Viana).

Para assistir à homenagem no canal da ALMG no YouTube clique no link

https://www.youtube.com/watch?v=ItP4Aj67F7s

Sandra Brito (MTb 06230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Rubens Neiva (MTb 5.445/MG)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3311-7532

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

50-anos50-anosalmg