Recomendações para a proteção pós-colheita de grãos e sementes de milho orgânico com pós inertes e embalagens herméticas.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PIMENTEL, M. A. G.; MATOS, M. V. R.; MAMEDES, A. de S.; SOUZA, E. G. de; SILVA, T. T. da; PASSOS, A. M. A. dos; CAMPANHA, M. M.

Resumo: O armazenamento de grãos de milho enfrenta desafios, por causa a ação de agentes bióticos e abióticos, que causam perdas econômicas. Sistemas de armazenamento adequados para menores escalas de produção, como na agricultura familiar e demais nichos específicos, podem manter a qualidade dos grãos por períodos prolongados. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência de métodos alternativos de armazenamento de grãos, incorporando embalagens plásticas e inseticidas de baixo impacto, focando na conservação e na qualidade dos grãos. Grãos de milho foram submetidos a cinco tratamentos, incluindo sacos de ráfia, com revestimento de sacos de ensilagem, associados ou não com terra de diatomáceas, e tambores plásticos. Os grãos foram armazenados por 230 dias, e amostras foram coletadas a cada 45 dias, para avaliação de parâmetros qualitativos, como umidade, massa específica aparente e classificação. Os sistemas herméticos, como sacos plásticos e tambores, além dos tratamentos com uso de terra de diatomáceas, mostraram ser soluções viáveis para armazenagem de pequena escala, mantendo os padrões aceitáveis de qualidade ao longo do período de armazenamento.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos