13/06/14 |   Transferência de Tecnologia

Projeto Minibibliotecas da Embrapa leva informação a jovens rurais do RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Ernani Ferreira

Paulo Ernani Ferreira - Entrega da minibiblioteca

Entrega da minibiblioteca

Nos dias 10 e 11/06, seis escolas rurais da Região das Missões, no Rio Grande do Sul, receberam as Minibibliotecas da Embrapa. O objetivo do projeto é levar os conhecimentos gerados pela pesquisa às comunidades rurais.
    O projeto Minibibliotecas é desenvolvido pela Embrapa há mais de 10 anos, em todos os estados do País. No Rio Grande do Sul, mais de 60 escolas contam com Minibibliotecas onde são disponibilizados 120 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural' e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV' e da videoteca rural editados pela Embrapa Informação Tecnológica. "Com as Minibibliotecas, é possível estimular o hábito de leitura de modo interativo, aplicando o conhecimento teórico no dia-a-dia das comunidades", conta o analista da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira, lembrando que cada kit das Minibibliotecas foi personalizado com intuito de atender as demandas por informações tecnológicas voltadas para jovens de escolas rurais, professores, produtores e técnicos que possam contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades rurais.
    As Minibibliotecas atendem a um público diversificado, formado por jovens estudantes de escolas de ensino fundamental e médio das áreas rurais, Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e Casas Famílias Rurais (CFRs), agricultores familiares, pescadores, comunidades quilombolas, agentes de desenvolvimento e técnicos da extensão rural. Esta diversidade de públicos contempladas no material didático e pedagógico agradou a diretora Méri Marmilicz, da Escola Estadual Técnica Guaramano, em Guarani das Missões, RS: "Nossa escola começou a atuar há mais de 108 anos, com a educação dos filhos de imigrantes poleneses que chegavam ao Brasil. Passamos à escola agrícola, escola de ensino médio, ensino fundamental até o curso técnico em agropecuária. Hoje, contamos também com curso superior de Tecnologia em Agronegócio, além de uma agroindústria escola. Para atender todas as diferenças nos níveis de aprendizado é fundamental fazer parcerias para aumentar nosso acervo".
Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros. "As minibibliotecas são estratégicas na circulação das informações entre as famílias rurais, gerando conhecimento no processo educativo para melhorar a produção de alimentos e a geração de renda no meio rural", conclui o técnico da Embrapa Trigo, Jorge Cerbaro.
A entrega das Minibibliotecas foi realizada pela Embrapa Trigo, Embrapa Clima Temperado e Embrapa Produtos e Mercado, e vai contemplar seis municípios no noroeste do RS: Guarani das Missões, São Luiz Gonzaga, Tuparendi, Porto Mauá, Santo Antônio das Missões e Santa Rosa.
Para saber mais sobre o projeto Minibibliotecas, acesse o site http://hotsites.sct.embrapa.br/minibibliotecas. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (61) 3448-2437/4162, ou e-mail sct.minibibliotecas@embrapa.br.

Joseani M. Antunes (9693 MTb/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: 5433165860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecas