17/03/17 |   Agricultura familiar  Comunicação  Transferência de Tecnologia

Mais minibibliotecas para o Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria do Amparo de Brito Costa

Maria do Amparo de Brito Costa - A educadora Gleice comemora a chega das Minibibliotecas no Ageste Alagoano

A educadora Gleice comemora a chega das Minibibliotecas no Ageste Alagoano

“As publicações da Embrapa vão chegar em 30 comunidades rurais, e a nossa ideia é transformar os mediadores em agentes de estímulo à leitura e de inclusão social no campo”.  A afirmação é da educadora da Associação dos Agricultores Alternativos (AAGRA) de Igaci (AL), Gleice Mary Gomes. Localizada no coração do Agreste Alagoano, a AAGRA é considerada referência na região em práticas agroecológicas, e tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares por meio da produção e da comercialização de  produtos alternativos.

Também no Instituto Federal de Educação do Ceará, campus do Crato, é grande a expectativa  pelo uso das publicações que compõem o acervo das Minibibliotecas da Embrapa. Altaneira, Araripe, Assaré, Brejo Santo, Campos Sales, Cariri-Açu, Crato, Farias Brito, Jardins, Mangabeira, Nova Olinda, Potengi, Porteira, Umirim e Várzea Grande são os municípios em que se localizam  as instituições  beneficiadas com a entrega de Minibibliotecas: associações de agricultores, escolas estaduais de ensino profissionalizante, secretarias de agricultura e de desenvolvimento agrário, e até mesmo uma associação artística e cultural.

“É grande a riqueza de conhecimento que esses livros trazem”, afirma o professor José da Silva, coordenador de Integração Escola Sociedade, do Instituto Federal de Educação do Ceará, campus do Crato. “Para muitas escolas técnicas, as publicações são quase que as únicas das bibliotecas”, ressalta Silva, que percorreu todos os municípios listados carregando na bagagem um notebook e o vídeo sobre as Minibibliotecas, numa ação itinerante pelo sertão, para a apresentação da estratégia pedagógica às instituições que participaram da Chamada Específica para as Organizações do Nordeste/2016, destinada a entrega de kits de Minibibliotecas nos Territórios do Semiárido.

A chamada destinou-se à participação de instituições localizadas no Semiárido, em Territórios da Cidadania, onde pesquisadores e técnicos da Embrapa têm atuado em parceria com órgãos da extensão rural em projetos de inclusão produtiva.

Assim, coleções como ABC da Agricultura Familiar; 500 Perguntas, 500 Respostas; Agroindústria Familiar e Educação Ambiental serão de grande utilidade para as comunidades. “Como exemplo disso podemos destacar aqueles títulos que contribuem fortemente para a melhor convivência das famílias com o Semiárido, como  o Barraginhas - água de chuvas para todos; o Alimentação das criações na seca; o Minhocultura – produção de húmus; além de outros sobre produções de feijão-caupi, de caju e de gergelim, que, em um contexto de inclusão produtiva rural, trazem  informações técnicas valiosas para os agricultores e para a extensão rural”, explica Juliana Andréa Oliveira Batista, pedagoga e uma das responsáveis pela implantação da estratégia das Minibibliotecas no País.

Ao todo, 150 novos kits foram entregues no Semiárido neste ano. Cada kit contém  um conjunto de 120 títulos de publicações impressas, além de CDs e DVDs com programas de rádio do Prosa Rural (www.embrapa.br/prosarural) e programas televisivos do Dia de Campo na TV (www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv) por kit, e  percorreu quilômetros de asfalto e terra até chegar aos estados de Alagoas, do Sergipe, da Paraíba e do Ceará.  Para se ter uma ideia do alcance da iniciativa, a expectativa da Associação dos Pequenos Agricultores de Sergipe (Apaese), uma das entidades que concorreu ao edital,  é a de que a entrega de 15 kits em sua área de atuação – no Território Alto Sertão Sergipano –- venha a beneficiar em torno de 6 mil famílias, que passarão a ter acesso às publicações da Embrapa, tanto impressas quanto eletrônicas (programas de rádio e de televisão).

“Além de estimular a prática da leitura, essas comunidades terão acesso a informações agropecuárias de baixo custo, de fácil aplicação e adaptadas à realidade local dos agricultores”, complementa Juliana Andréa. Segundo a técnica, o diferencial para alcançar essa expectativa é a capacitação de mediadores no uso do acervo das minibibliotecas, bem como a mobilização das comunidades rurais. Assim, desde 2012, a Embrapa Informação Tecnológica vem promovendo a formação desses mediadores nos territórios da cidadania. Só no nordeste foram capacitadas mais de 500 pessoas, entre, professores, extensionistas, agricultores e jovens rurais.

Temas geradores – No Território Agreste Alagoano, 33 instituições, entre associações comunitárias, de agricultores, quilombolas e de pescadores, além de escolas públicas e de secretarias de meio ambiente receberam um kit cada uma.  A ação alcançou comunidades dos municípios de Igaci, Palmeira dos índios, Estrela de Alagoas e Minador do Negrão. E a educadora da AAGRA, Gleice Mary, responsável pela elaboração dos projetos que atenderam à Chamada Específica, até já traçou um plano de mobilização: “discutiremos com as comunidades os temas geradores, como, por exemplo, criação de galinha caipira, agroecologia, manejo do solo e cultivo de plantas medicinais, cultura local, os quais  poderão variar de acordo com a realidade agrícola de cada local. Teremos ainda a possibilidade de trabalhar com o público jovem, por conta das publicações infantojuvenis constantes nos kits”, ressalta ela. E também motivar os professores das escolas a trabalhar os conteúdos do acervo  durante as aulas e atividades de campo.

Relato de experiências – Antônia Iva Ferreira Melo é professora do 5º ano do Colégio Estadual Vinte e Oito de Janeiro, de Monte Alegre, município sergipano do Território Alto Sertão. Em 2016, trabalhou em sala de aula, com os seus 25 alunos, a cartilha Brinque com Ciência II: Biomas, publicação que fez parte do acervo das Minibibliotecas, distribuídas por ocasião dos 40 anos da Embrapa, o qual pode ser baixado hoje, gratuitamente, pelo site infantojuvenil Contando Ciência na WEB (CCWEB) :  www.embrapa.br/contandociencia.

Antônia conta que a partir do tema gerador Caatinga, de uma das publicações, foi possível desenvolver com os alunos atividades de disciplinas como Geografia e Língua Portuguesa. As crianças foram divididas em grupos e fizeram uma reflexão sobre o que leram acerca do bioma e os elementos da Caatinga, comuns em seu cotidiano. Também conhecerem a flora e a fauna da Amazônia, através da leitura sobre o Bioma Amazônia. “Com a chegada do kit completo das Minibibliotecas, nossa expectativa é ampliar ainda mais esse trabalho”, completa ela, ressaltando que o kit já tem um destino certo: um cantinho reservado especialmente para ele na sala de leitura da escola.

Em 2013, a AAGRA recebeu seu primeiro kit de Minibibliotecas. E, segundo Gleice Mary, o material é muito procurado por estudantes do Instituto Federal de Educação de Alagoas  e pelos próprios agricultores familiares. “Com a ampliação do atendimento para diversas comunidades, nosso sonho é retomar o trabalho com as mulheres, utilizando, para isso, os livros que falam sobre agroindústria, beneficiamento de frutas e plantas medicinais”.

Novos parceiros – O Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras integra o leque de parceiros das Minibibliotecas. Patrocinada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, uma entrega de publicações e livros de literatura, conjuntamente com  livros técnicos da Embrapa, vai atender este ano comunidades rurais da Bahia, nos seguintes municípios: Vitória da Conquista, Juazeiro, Ribeirão do Largo, Santa Luz, Casa Nova, Banzaê, Ponto Novo, Palmas de Monte Alto, Remanso, Boa Vista do Tupim, Cícero Dantas e Barra do Choça.

Para conhecer o Projeto Minibibliotecas da Embrapa, acesse aqui. No site é possível baixar  várias publicações das Minibibliotecas disponíveis na estante virtual, assim como a cartilha para a capacitação de mediadores. Para os interessados em receber as publicações do Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras, porém, é preciso antes mobilizar antes a sua  comunidade, bem como preencher o cadastro disponível no site do programa.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: 61 3448 - 2493

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecas