22/05/17 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Escolas e comunidades rurais da Paraíba recebem mais 30 minibibliotecas da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Edna Santos

Edna Santos - A entrega de dez minibibliotecas para escolas de Campina Grande e municípios de entorno aconteceu dia 19, durante o II Seminário Municipal de Educação no Campo

A entrega de dez minibibliotecas para escolas de Campina Grande e municípios de entorno aconteceu dia 19, durante o II Seminário Municipal de Educação no Campo

Aproximar crianças e jovens da ciência, despertar o interesse pela leitura e promover uma atitude cidadã e transformadora da vida. Com esses objetivos, o projeto de incentivo à leitura e inclusão produtiva “Lendo é que se faz”, coordenado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), atendeu 850 crianças e jovens no ano passado. A iniciativa que leva informações sobre agropecuária com foco no Semiárido para estudantes e comunidades rurais da Paraíba, utilizando como ferramenta de apoio didático-pedagógico uma minibiblioteca da Embrapa ganhou o reforço de mais 30 minibibliotecas.

A entrega de dez minibibliotecas para escolas de Campina Grande, PB, e municípios de entorno aconteceu na última sexta-feira, 19, durante o II Seminário Municipal de Educação no Campo, evento que reuniu cerca de 200 participantes entre professores, gestores, técnicos e alunos das Unidades Educacionais do Campo e Movimentos Sociais Organizados do Campo. Outras 20 minibibliotecas serão distribuídas ao longo deste ano em assentamentos e associações de produtores do Estado.

“Nós começamos esse projeto em 2015 com apenas uma minibiblioteca e hoje temos a alegria de expandir essa ação para mais 30 localidades”, comemorou a coordenadora do projeto “Lendo é que se faz”, Cláudia Mara Ribeiro. “O projeto possibilita ampliar o conhecimento sobre as potencialidades da região, valorizar aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, integrando-se ao conteúdo do currículo formal”, declarou.

Durante o evento, o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Algodão, pesquisador João Henrique Zonta, enfatizou que a parceria com o Insa tem sido muito importante para difundir pesquisas voltadas para o desenvolvimento do campo. “O que seria da pesquisa se não conseguirmos fazer com que os resultados do nosso trabalho cheguem às mãos do produtor? Essas minibibliotecas não visam apenas o incentivo à leitura para jovens, crianças e adultos, mas também expandir os conhecimentos que nós produzimos, de modo a melhorar a vida do produtor”, afirmou.

Minibiblioteca Embrapa

Cada minibiblioteca contém 120 títulos (com dois exemplares de cada), oito DVDs com 80 vídeos do programa televisivo da Embrapa, Dia de Campo na TV, e oito CDs com 160 áudios do programa de rádio Prosa Rural. O acervo é acompanhado de uma estante de ferro, dobrável, idealizada especialmente para a exposição dos títulos das minibibliotecas, que pode tornar o kit itinerante, ampliando o alcance das informações. Entre os destaques estão as coleções ABC da Agricultura Familiar, Coleção Plantar, Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, Hortaliças para crianças e cartilhas sobre educação ambiental. Clique aqui para saber mais sobre as minibibliotecas.

Projeto Lendo é que se faz

O Projeto O "Lendo é que se faz" surgiu em abril de 2015, quando a Embrapa Informação Tecnológica, através do projeto Minibibliotecas, abriu a chamada pública para seleção de projetos de estímulo a leitura e inclusão produtiva. A iniciativa do Insa foi classificada em primeiro lugar, recebendo um Kit de publicações para ser aplicado às escolas e comunidades. O Insa vem atuando nesta área juntamente às Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, além de outros parceiros como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o Instituto Regional da Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA) e publicações técnicas dos próprios pesquisadores do Insa.


 

Edna Santos (MTb: 01700/CE)
Embrapa Algodão

Telefone: (83) 3182.4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

semiaridominibibliotecascursos-e-eventos