15/06/11 |

Minibibliotecas da Embrapa também chegam aos telecentros da Pesca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As comunidades pesqueiras do Brasil, no passado quase sempre isoladas no interior ou em pontos do litoral, estão encontrando novos horizontes de vida e de capacitação profissional. Atualmente, quase uma centena delas, reunidas em torno de cooperativas de pesca, colônias e associações, estão sendo beneficiadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura com equipamentos de informática, acesso à internet - fruto da parceria com o Ministério das Comunicações - e ainda cursos técnicos profissionalizantes, transmitidos via satélite, ministrados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), que já atendem à metade das aproximadamente 100 localidades beneficiadas.

Os pescadores e suas famílias encontram estes recursos nos Telecentros da Pesca Maré e em Pólos de Apoio Presenciais – espaços especialmente criados pelo MPA, nas diferentes comunidades, para favorecer a inclusão digital e o desenvolvimento social.

O espaço físico dos telecentros, porém, começa a ser aproveitado para outras importantes iniciativas. Uma parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura leva a estes locais, desde ano passado, o Projeto Minibibliotecas, da Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O projeto, de cunho educacional, lançado em 2003, já está presente em mais de 1.200 municípios do Brasil e em 12 escolas rurais de Moçambique, na África.

"Esta parceria com a Embrapa, além de outras com os ministérios da Educação e das Comunicações, reforça a nossa intenção de melhorar a qualidade de vida destas comunidades e de dar mais oportunidades especialmente para os mais jovens, filhos de pescadores, que precisam conhecer a nova realidade da pesca e aquicultura no Brasil, que exige mais estudo e preparo técnico", diz a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti.

Coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, de Brasília, o projeto Minibibliotecas amplia a fonte de consultas para os pescadores e as suas famílias. Todos têm à sua disposição um acervo variado, constituído por livros, cartilhas, vídeos e CDs. O material complementa as informações dos cursos técnicos com conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária. Além de pesca e aquicultura, o acervo aborda questões ambientais, associativismo, plantio de hortas, cultivo de frutas e criação de pequenos animais, que possam proporcionar mais alimentos e oportunidades de geração de renda para os pescadores e os seus familiares.

Fonte: Clique aqui.

Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4590

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias