02/06/10 |

Escolas rurais de Moçambique buscam parceria com a Embrapa para implantação de novas Minibibliotecas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

reunião embrapa

 "A chegada das Minibibliotecas às Escolas Famílias Rurais (EFRs) representa a grande novidade na produção técnica em Moçambique". Essa afirmação feita pelo representante do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), Francisco da Cruz Fernandes, em reunião na tarde do dia 14 com o Gerente Geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), Fernando do Amaral Pereira, e o secretário executivo da União Nacional de Escolas Família Agrícolas do Brasil (UNEFAB), Luiz Peixoto, explica o forte impacto positivo que o acervo multimídia encaminhado pela Embrapa para seis escolas tem representado para crianças e jovens rurais daquele país.
    Faz um ano que as primeiras Minibibliotecas chegaram às Escolas Famílias Rurais de Moçambique e, desde então, têm sido adotadas sistematicamente nas salas de aula por seus formadores, "constituindo-se como única fonte de informações técnico-científicas e de material didático para esses profissionais", reforça Francisco.
    A proposta do IPAD é ampliar a parceria e levar Minibibliotecas para os cursos de nível médio e para as novas EFRs que serão instaladas ainda este ano nas províncias de Nampula, Sofala e Manica, situadas respectivamente nas regiões norte e no centro do país e que têm como filosofia levar os alunos a pôr em prática nas suas comunidades os ensinamentos aprendidos na escola.
    Para o Gerente Geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando Amaral, essa proposta significa "a possibilidade de a Embrapa ampliar cada vez mais a cooperação entre os dois países e contribuir com a disseminação de informações e de inovações para a transferência de tecnologia".
    Moçambique, que sofreu com uma guerra civil por 16 anos encerrada em 1992, teve a sua área agrícola dizimada e atualmente a agricultura praticada nas comunidades rurais é basicamente de subsistência e voltada para o extrativismo.
Histórico da parceria
    A União Nacional de Escolas Família Agrícolas do Brasil (UNEFAB) é uma organização não governamental que atua com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). Essas escolas, que aplicam a Pedagogia da Alternância, compõem a Rede dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas).

Histórico

Em 2008, a partir da renovação do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Embrapa Informação Tecnológica implantou as Minibibliotecas nas 249 escolas da rede Ceffas existentes no país. No mesmo ano, a Embrapa formalizou uma parceria com a rede para editar a Revista Formação por Alternância. "Essa parceria tem sido de grande relevância para as escolas e para toda a rede", destaca o secretário-executivo da UNEFAB, Luiz Peixoto. A próxima edição da revista, cuja temática é Meio Ambiente e Agroecologia, será lançada no próximo dia 12 de maio em Brasília. 

Selma Beltrão (2490/13/11/DF)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 2493

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecasnoticias