30/11/17 |   Comunicação

Programas estudantis da Embrapa ajudam a revelar talentos literários

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: José Figueiroa

José Figueiroa - Roque com as jovens autoras (de uniforme), com professora, coord. do projeto e diretora

Roque com as jovens autoras (de uniforme), com professora, coord. do projeto e diretora

Três estudantes do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizado em Aracaju e parceiro dos programas Embrapa & Escola e Minibibliotecas, tiveram seus poemas publicados na coletânea Seleta 2017, lançada pela editora Infographics durante a sexta edição do Encontro Sergipano de Escritores e Leitores, realizado em 17 e 18 de novembro. 

João Victor Araújo, Rose Carla e Kawany Siqueira tiveram seus talentos descobertos no programa Leitura na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) com apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) através dos programas Embrapa & Escola, que busca desenvolver no público infanto-juvenil o gosto pela ciência, e Minibibliotecas, que leva às escolas kits de publicações sobre agropecuária dirigidas a crianças e adolescentes. 

João Victor escreveu o poema Um lindo sonho, Rose Carla foi a autora dos versos de Parceira de dança, e de Kawany brotaram as estrofes de Desejo proibido. No colégio deles, o programa Leitura na Escola é coordenado pela professora e escritora Jeane Caldas.

O coordenador do Programa Embrapa & Escola na Embrapa Tabuleiros Costeiros, Roque de Jesus, conta que a descoberta aconteceu casualmente, durante uma palestra feita na escola por ele e José Figueiroa, que coordenada as ações do programa Minibibliotecas. 

O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir Macedo, que, além de pesquisador e advogado, também é autor de vários livros, expressou seu orgulho de ver estudantes em idade tão precoce com seus talentos desabrochando. “É recompensador tanto pessoal quanto institucionalmente ver que programas promovidos pela Embrapa junto ao público estudantil ajudam a estimular e revelar esses talentos para a literatura”, declarou.

A Embrapa também é parceira da SEED no programa de incentivo à leitura em escolas da zona rural Lê Campo.

A Seleta do Encontro Sergipano de Escritores é uma publicação anual, e reúne contos, crônicas e poesias de escritores participantes do encontro e outros que desejem participar do edital de seleção emitido pela Infographics, que também é parceira da Bienal do Livro de Itabaiana, no Agreste Sergipano. A tiragem é de 1200 exemplares. Cada um dos cem participantes recebe um exemplar, cem livros são distribuídos para bibliotecas e escolas, e os mil restantes são doados a entidades beneficentes e filantrópicas.

O programa Embrapa & Escola é uma ação que integra a Embrapa e as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico.

As Minibibliotecas são uma iniciativa institucional da Embrapa de incentivo à leitura e à inclusão produtiva no meio rural. Para isso, as Minibibliotecas estão organizadas regionalmente, conforme interesse do público a que se destina, e reúne, num acervo itinerante, publicações impressas (livros, cartilhas, manuais, etc.), vídeos e áudios com programas de rádio e de TV, que disponibilizam informações tecnológicas geradas pela Embrapa e seus parceiros, sobre culturas agrícolas, criação de animais, meio ambiente, agroindústria familiar, entre muitos outros temas.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

estudanteslivrosembrapaescolaminibibliotecasliteraturaleitura