Notícias

10/10/23 |   Transferência de Tecnologia

Oficina discute estratégias e integração para áreas protegidas no Pantanal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Campo Grande (MS) sediou nos dias 9 e 10 de outubro a Oficina de Discussão de Estratégias e Integração para Áreas Protegidas Pantaneiras. O evento teve como objetivo avaliar o diagnóstico de gestão de quatro parques localizados entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, resultado do projeto Pontes Pantaneiras.

Mais de 40 participantes estiveram presentes, incluindo comunidades pantaneiras, povos originários, pesquisadores, governos e pecuaristas. O encontro proporcionou um diálogo aberto sobre a gestão dos parques nacionais presentes no Pantanal. Durante a oficina, foram discutidas estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável dessas áreas protegidas, levando em consideração a conservação da biodiversidade e as necessidades das comunidades locais.

A iniciativa faz parte do Pontes Pantaneiras, que tem como propósito fomentar conversas e encaminhamentos para a conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal. As UCs analisadas foram: o Parque Estadual Encontro das Águas, o Parque Estadual do Guirá, Parque Estadual do Pantanal do Rio negro e o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

Pontes Pantaneiras

A iniciativa Pontes Pantaneiras: Conectando pessoas, cultura, biodiversidade e sustentabilidade nasce para promover mudanças na narrativa relacionada ao Pantanal, mudando o foco da adversidade para a esperança, inspirando ação e colaboração em benefício do Pantanal e dos pantaneiros. 

A proposta é buscar uma forma positiva de olhar para a região, valorizando seu povo, sua cultura e seu capital natural. Assim, Pontes Pantaneiras abre um espaço de diálogo sobre desenvolvimento econômico, conservação, cultura e educação, destacando os casos de sucesso no uso sustentável do ecossistema. 

Como surgiu a ideia?

O Pontes Pantaneiras vem consolidar as articulações iniciadas em 2018 durante o workshop “Desenvolvimento de uma Rede de Conservação do Pantanal”, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e organizado pela UFMS, Smithsonian, CENAP/ICMBio, SOS Pantanal e Embrapa Pantanal.

Para mais informações sobre o projeto Pontes Pantaneiras, acesse o link aqui

Rosilene Gutierrez
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234 5875

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/