Notícias

10/11/14 |   Agricultura familiar  Pesca e aquicultura

Projeto com piscicultores familiares do Tocantins apresenta balanço das atividades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Manoel Xavier Pedroza Filho

Manoel Xavier Pedroza Filho - Atividade durante o projeto no interior do estado

Atividade durante o projeto no interior do estado

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, acontece em Divinópolis do Tocantins-TO reunião de balanço e avaliação geral de projeto da Embrapa com piscicultores familiares da região. Os resultados conseguidos e os desafios que se colocam ao fortalecimento do setor estão entre os assuntos a serem debatidos.

O projeto existe desde 2011 e é liderado pelo pesquisador Manoel Xavier Pedroza Filho, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). As ações envolveram diversos profissionais da Embrapa, que trabalharam com piscicultores familiares de dois municípios da região Centro-Oeste do estado: Divinópolis e Abreulândia.

Adriano Prysthon da Silva, pesquisador da Embrapa nas áreas de pesca e sistemas aquícolas em comunidades tradicionais, relata benefícios do projeto. Entre eles, "a construção de  estratégias  de  fortalecimento da  piscicultura  em sistemas  de produção  familiar  no estado, o autoconhecimento da realidade das pisciculturas, proporcionado pela abordagem participativa e o empoderamento das demandas tecnológicas e não-tecnológicas priorizadas pelos produtores, e o acesso aos conhecimentos teórico e prático sobre todo o sistema de produção, transmitidos principalmente nos quatro dias de campo e seminários técnicos realizados pelo projeto, além de todo o material gráfico disponibilizado nestes eventos".

O pesquisador cita ainda melhorias em questões como alevinagem, povoamento, qualidade da água, práticas de conservação do pescado e comercialização. Foi constituído um fórum, que ocorre mensalmente, quando os próprios piscicultores debatem sobre a atividade na região, buscando soluções. Adriano diz, ainda como um benefício do projeto, que houve "a formação de uma rede de referências entre os piscicultores da região. Piscicultores que foram monitorados durante um ciclo de cultivo agora podem transmitir os conhecimentos repassados pela equipe a outros piscicultores iniciantes".

Em termos de retorno por parte dos piscicultores, de acordo com Adriano, houve "participação efetiva em todas as fases do projeto (reuniões, seminários, dias de campo, fóruns, experimentos etc.) e disponibilidade e acesso total às propriedades por parte da equipe técnica, demonstrando confiança e compromisso com o projeto".

Serviço:

O que: Reunião de Balanço do Projeto Divinópolis 2011/2014 - Projeto Fortalecimento da piscicultura como alternativa de renda e diversificação da agricultura familiar no estado do Tocantins

Quando: 12 de novembro de 2014, a partir das 9h

Onde: Centro de Convenções de Divinópolis do Tocantins-TO

Seminário:

No dia 28 de novembro, acontecerá seminário em Palmas-TO, também sobre o projeto. Acesse a programação clicando aqui

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 3229-7836

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

tocantinsprojeto-divinopolispiscicultura-familiar