Busca de Projetos Busca de Projetos

Uso eficiente da água em sistemas agrícolas para uma Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso, Tocantins

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Vale do Rio Araguaia, região que abrange a Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, possui cerca de 1,2 milhão hectares de planícies inundáveis. O clima tropical de inverno seco, com chuvas sazonais e alta temperatura, permite o cultivo agrícola intensivo durante o ano todo mediante a aplicação de técnicas de irrigação e drenagem. As principais culturas irrigadas são arroz, soja, feijão-caupi e melancia.
Com mais de 100 mil hectares cultivados com arroz durante a primeira safra, mediante inundação, e cerca de 55 mil hectares cultivados com as demais culturas na entressafra, mediante subirrigação, a demanda hídrica passou a ser muito elevada, condição esta que, aliada a uma série de anos com precipitações abaixo da média histórica, tem implicado em conflitos pelo uso da água e em impactos ao ecossistema.
A Embrapa integra e contribui com o projeto “Rede de Pesquisa para Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Formoso - TO”, liderado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da co-orientação e da colaboração para a construção e a execução dos planos de trabalho de bolsistas de pós-graduação.
Este subprojeto contribui para o atingimento de um dos objetivos específicos do projeto, que é “propor técnicas e metodologias de irrigação para o uso mais eficiente da água”. O objetivo é gerar dados e indicadores para desenvolver técnicas e metodologias para gestão eficiente do uso da água na produção agrícola na Bacia do Rio Formoso.
O trabalho pretende: construir uma base de dados e de indicadores para calibração e validação de modelos hidrológicos e agrometeorológicos; calibrar os modelos agrometeorológicos das culturas de arroz (modelo ORYZA) e de soja (SARRA/DSSAT); estudar o risco climático das culturas de arroz e de soja produzidas no local; calibrar os modelos hidrológicos; caracterizar as propriedades hidráulicas dos Plintossolos Háplicos, dos Plintossolos Argilúvicos e dos Gleissolos Háplicos da região da planície do Rio Araguaia; calibrar e validar o modelo hidrológico de desenvolvimento da cultura do arroz para as condições de clima e de solo locais; simular sete cenários de manejo da irrigação considerando o solo saturado e o não saturado; determinar a produtividade do solo e da água para a cultura de arroz e o potencial de lixiviação considerando os diversos cenários simulados.

Situação: concluído Data de Início: Thu Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Tue Oct 31 00:00:00 GMT-03:00 2023

Unidade Lider: Embrapa Pesca e Aquicultura

Líder de projeto: Deivison Santos

Contato: deivison.santos@embrapa.br