01/05/13 |   Agricultura familiar  Agroindústria

Prosa Rural - Controle biológico de pragas em cultivos consorciados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2013 - 1ª semana - Todas as Regiões

Um dos grandes desafios da agricultura, principalmente nos sistemas orgânicos de produção, é combater as pragas e doenças nas lavouras sem utilizar pesticidas. Para tal, o manejo fitossanitário deve basear-se na prevenção, criando condições que desfavoreçam o surgimento de insetos-pragas nas plantas cultivadas. O controle biológico é uma técnica que utiliza inimigos naturais das pragas para mantê-las sob controle e impedir que prejudiquem a produção.

Nesse manejo deve ser adotado um conjunto de estratégias que vão desde a diversificação funcional do ambiente à introdução de predadores nas lavouras, passando eventualmente pelo uso de caldas caseiras e bioinseticidas à base de fungos, bactérias ou vírus.

A diversificação funcional consiste no emprego de rotações de culturas e cultivos consorciados. Na primeira, as espécies são plantadas em sistema de rodízio, em que, quando uma delas é colhida, outra é plantada em seguida no lugar. No consórcio, duas espécies diferentes são plantadas ao mesmo tempo no canteiro. Essas práticas prorporcionam o aumento da biodiversidade e por sua vez reduzem os riscos de ataques de pragas e doenças.

As pesquisas realizadas pela Embrapa Agrobiologia ao longo de quase vinte anos possibilitam um acúmulo de conhecimento técnico sobre a distribuição de plantas que cultivadas conjuntamente são capazes de reduzir o ataque de pragas e doenças. Inserir diversidade aos cultivos agrícolas equivale a reduzir o ataque de pragas e doenças. A diversidade funcional é uma ferramenta importante para o manejo fitossanitário porque busca fornecer condições para atração e sobrevivência de inimigos naturais, em integração com outras práticas.

Saiba mais sobre o controle biológico de pragas em cultivos consorciados ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Ana Lucia Ferreira Jornalista (MTB 16913/RJ)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1596

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013