22/05/13 |   Agroindústria

Prosa Rural - Controle biológico de pragas em hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2013 - 4ª semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Alexandre Pinho de Moura, da Embrapa Hortaliças, apresenta as vantagens e as limitações do controle biológico de pragas e explica a importância de se realizar o monitoramento da lavoura para facilitar um controle preventivo e saber qual inimigo natural deve ser utilizado. "A escolha do agente de controle biológico varia em virtude da praga que se quer combater e, antes de liberá-lo no ambiente, é preciso averiguar se não haverá impactos, por isso a importância de consultar especialistas ou institutos de pesquisa", assinala o pesquisador.

O controle biológico tem sido um método de combate às pragas, bastante utilizado nas lavouras de hortaliças, tanto em campo aberto quanto em cultivo protegido. Essa prática refere-se à introdução ou manipulação de organismos considerados inimigos naturais dos insetos-pragas, que causam prejuízos para o horticultor. Com isso, os inimigos naturais, também chamados de agentes de controle biológico, regulam o número da população de pragas e contribuem para uma menor utilização de agrotóxicos nas hortaliças, alimentos que geralmente são consumidos frescos.

O Prosa Rural também apresenta a experiência do produtor rural Cloiton Brahin, da Coopgrande - Cooperativa Agrícola de Campo Grande/MS, que decidiu adotar o controle biológico no cultivo de brássicas. "Quando o produtor utiliza o produto químico em excesso, a praga pode adquirir resistência. Neste caso, o controle biológico acaba sendo uma alternativa bastante eficiente", analisa Brahin.

Saiba mais sobre o controle biológico de pragas em hortaliças no Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013