18/09/13 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Fixação biológica de nitrogênio na cultura do feijão-caupi para aumento da produção

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2013 - 3ª semana - Região Norte e Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O Prosa Rural desta semana vai falar sobre a fixação biológica de nitrogênioOs organismos do solo, suas interações e atividades representam componentes essenciais para a sustentabilidade dos agroecossistemas, desde que se empregue o manejo correto do solo. A Fixação Biológica de Nitrogênio, FBN, é um processo extremamente importante para a entrada do Nitrogênio no solo.

A FBN é realizada por bactérias que capturam o nitrogênio que está na atmosfera, na forma de gás, e o transforma em amônia, que pode então ser assimilado pelas plantas ou outros organismos.  O processo de Fixação Biológica de Nitrogênio pode ser aplicado em culturas como a soja e o feijão-caupi, gerando uma grande economia para os produtores, que não necessitam utilizar adubos nitrogenados.

A convidada do programa é a pesquisadora da Embrapa Soja, Krisle da Silva. Ela explica melhor sobre a fixação biológica de nitrogênio e dá dicas importantes.Saiba mais detalhes sobre este assunto, ouvindo o Prosa Rural desta semana! O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Krisle da Silva
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: (95) 4009-7157

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2013