31/12/12 |   Geotecnologia

Prosa Rural - Melhoria da produtividade com o uso de tecnologias de geoprocessamento no apoio à extensão rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2012 - 5ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

As tecnologias de geoprocessamento buscam aumentar a produtividade por meio do mapeamento das propriedades rurais, reunindo dados de produção, infraestrutura, entre outros. Mapeando as propriedades e analisando os dados, o extensionista rural pode planejar e orientar os produtores quanto a execução de remanejamentos para melhorar a distribuição da produção pela área disponível, aumentando assim, a produtividade. Este é o tema do Prosa Rural desta semana que tem a participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

O engenheiro agrônomo Emerson Pereira explica que as tecnologias de geoprocessamento "proporcionam à agricultura uma nova forma de vizualizar a propriedade" e são "uma poderosa ferramenta para as tomadas de decisões. Possibilita diagnosticar no campo a real situação do produtor, compreendendo as especificidades e demandas, auxilia ainda na condução de programa de modernização do setor agropecuário".

De acordo com ele, para se fazer o mapeamento da propriedade, o técnico leva consigo uma câmera fotográfica, um GPS e um questionário para a coleta de dados. O técnico então define os pontos de interesse, avaliando seu posicionamento e verificando se há a necessidade da realocação de algum elemento da propriedade. O geoprocessamento pode ser utilizado no apoio à cadeias produtivas como a apicultura, capricultura, ovinocultura, citricultura, produção de leite, entre outras.

Para ter sua propriedade mapeada e obter melhores resultados do geoprocessamento, o agricultor precisa seguir as orientações dos técnicos agrícolas e manter os dados sobre sua propriedade sempre atualizados junto às empresas que prestam essa assistência técnica.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Regina Genária
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EDBA)

Contatos para a imprensa

Telefone: (71) 3116-1847

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2012