01/12/11 |   Agricultura familiar  Pesca e aquicultura

Prosa Rural - Cuidados na escolha de alevinos de matrinxã

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dezembro/2011 - 1ª semana - Região Norte

O matrinxã (Brycon amazonicus) é uma espécie nativa de grande interesse  para a piscicultura comercial na Amazônia Ocidental por apresentar crescimento relativamente rápido frente ao fornecimento  de rações artificiais e completas e com índices desejáveis de conversão alimentar. Em condições de cativeiro, pode atingir o tamanho comercial para o mercado de 1,5 kg em aproximadamente 12 meses. Além disso, tem boa aceitação pelo consumidor amazonense. Para falar sobre os cuidados na escolha de alevinos de matrinxã, o Prosa Rural desta semana entrevista a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Cheila de Lima Boijink.

O matrinxã é uma espécie onívora, que pode ser alimentada exclusivamente com ingredientes de origem  vegetal pela capacidade que tem de aproveitar várias fontes. É a segunda espécie de peixe mais cultivada no Estado do Amazonas, mas a oferta de alevinos ainda é abaixo da demanda. E existem certos cuidados  que devem ser observados para evitar a mortalidade dos mesmos quando adquiridos ainda muito pequenos, como a forma de transporte, a alimentação e local de criação.

A Embrapa desenvolveu pesquisa sobre como produzir os alevinos e manejá-los logo nos primeiros dias de nascidos. O estudo serve como orientação aos pequenos, médios e grandes produtores para essa fase inicial do cultivo. A regularidade no suprimento de alevinos de matrinxã tem sido outro entrave para o desenvolvimento de seu cultivo, uma vez que há sazonalidade na sua produção e nem sempre sincronizada com as necessidades do mercado.

Essa sazonalidade ocorre principalmente pela falta de estudos sobre técnicas de manejo e protocolos específicos para a reprodução da espécie nas condições da Amazônia Ocidental. Uma vez conhecidos a fundo tais aspectos, será possível prolongar o período propício para a indução dos peixes à desova, e com isso aumentar a oferta de alevinos para os piscicultores durante o ano.  

Saiba mais sobre os cuidados com alevinos de matrinxã ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Texto: Maria José Tupinambá (MTb/AM 114)

 

Região Norte

 

Adriana Ribeiro (MTb/AM 114))
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303- 7860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011