14/03/11 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Deveres de quem contrata um trabalhador rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2011 - 3ª semana - Regiões Norte, Centro-oeste/Sudeste e Sul

Deveres de quem contrata um trabalhador rural, este é o tema do Prosa Rural desta semana que vai levar aos proprietários rurais informações a respeito de suas obrigações sociais e trabalhistas. O entrevistado será o pesquisador Ezequiel Rodrigues do Valle, da Embrapa Gado Corte (Campo Grande/MS) e coordenador nacional do programa Boas-Práticas Agropecuárias- Bovinos de Corte.

Segundo ele, boas práticas agropecuárias são um conjunto de normas e procedimentos que devem ser observados pelo produtor rural para que ele garanta ao mercado consumidor o fornecimento de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, ou seja, economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

A gestão dos recursos humanos é um ponto que integra o programa "Boas Práticas Agropecuárias". "A capacitação dos funcionários e o bem estar do empregado e de sua família são fundamentais para a melhoria da produtividade e da competitividade dos sistemas produtivos", afirma Ezequiel do Valle, que ressalta a importância de o produtor rural estar em dia com as obrigações trabalhistas. São 14 itens acordados com o Ministério do Trabalho e Emprego que compõem a Gestão dos Recursos Humanos.

Contrato de trabalho, importância dos exames médicos admissional, periódicos e demissional, capacitação e treinamento, horário de trabalho, moradia, dentre outras obrigações sociais são informações que serão abordadas pelo pesquisador em sua entrevista ao Prosa Rural, a fim de prestar esclarecimentos ao empregador para auxiliá-lo a não cometer erros e ficar em dia com suas obrigações trabalhistas e sociais.

Outras recomendações também serão abordadas, como documentos necessários para registro em carteira, prazo ou vigência do contrato de trabalho de experiência, cartão de ponto, pagamento de horas extras desde que autorizadas pelo proprietário da fazenda, desconto do salário para moradia, aviso-prévio, pagamento de previdência social, contribuição sindical, segurança no trabalho, dentre outras informações. "Outro item importante na gestão social da propriedade rural é a capacitação do trabalhador, pois o produtor rural deve perceber que a capacitação não é gasto e sim investimento", destaca.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural - o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Eliana Cezar Silveira
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3368-2142

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011