01/08/11 |   Agroecologia e produção orgânica  Florestas e silvicultura

Prosa Rural - Manejo da floresta como fonte de renda e ganhos ambientais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Agosto/2011 - 1ª semana - Região Norte

Desde 2002, a Embrapa Acre realiza pesquisas com sistemas siviculturais, no qual o extrativista ou agricultor pode plantar, na floresta, espécies nativas ou exóticas de alto valor de mercado. "Com esse esse sistema, pode-se aumentar ainda mais o valor da floresta devido ao aumento da biodiversidade, ao aumento do seqüestro de carbono, mantendo a estrutura da floresta com poucas alterações", afirma o pesquisador da Embrapa Acre (rio Branco/AC), Luis Cláudio de Oliveria. Ele é o entrevistado do Prosa Rural desta semana que destaca como o agricultor pode fazer o manejo da floresta, descartando árvores doentes ou fazendo o replantio de espécies de valor ambiental e comercial.

Para eliminar as espécies de pouco valor comercial, que apresentam troncos bifurcados ou tortos, doenças aparentes no tronco ou árvores pouco vigorosas, o pesquisador recomenda a  técnica de anelamento, retirada da casca em todo a circunferência da árvore.

O primeiro experimento da Embrapa Acre com sistemas siviculturais foi realizado em 2002, em uma área de manejo florestal no município de Lábrea (AM), no qual 70% das árvores aneladas teve sucesso. "O anelamento causa menor impacto que a derrubada. Nessa área, não foi preciso introduzir novas espécies, porque a floresta nativa tem grande incidência de árvores com valor comercial. Nesse caso, o objetivo era que essas árvores crescessem mais, eliminando a competição com espécies indesejáveis", afirma o pesquisador Luiz Cláudio de Oliveira.

Também são realizadas pesquisas no projeto de assentamento Pedro Peixoto, que abrange vários municípios do Acre. Nesta área, a comunidade implantou um projeto de manejo florestal comunitário e retirou as árvores de menor valor comercial, a madeira foi aproveitada na confecção de artesanatos e peças de decoração. "Depois nós introduzimos espécies como castanheiras e cerejeira, que tem bastante demanda no mercado e dentro de alguns anos poderá ser utilizada para aumentar a renda dos assentados", afirma.
  
O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

 

Priscila Viudes (DRT 030/MS)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011