16/04/10 |   Agroenergia  Agroindústria

Prosa Rural - Arranjo produtivo local para produção de biodiesel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2010 - 3ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste e Região Sul

Usinas de porte médio e grande já estão funcionando praticamente em todos os estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul para o processamento do óleo destinado ao biodiesel obtido de matérias-primas como soja, mamona, canola, girassol, dendê e outras oleaginosas.

No Prosa Rural desta semana, o Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), José Manuel Cabral explica a importância do arranjo produtivo local como uma forma de o agricultor se organizar para extrair o óleo vegetal e vendê-lo às usinas responsáveis pela produção de biodiesel. É esse biodiesel que vai ser misturado ao diesel e usado como combustível. Desde janeiro de 2010, o biodiesel está presente na proporção de cinco por cento de todo o óleo diesel usado no Brasil.

"Existe a possibilidade de a usina de biodiesel receber só o óleo vegetal. Aliás, este é o modelo que a Embrapa recomenda, ou seja, o agricultor não precisa levar o grão para as usinas de biodiesel, mas sim o óleo extraído. Desta forma, haverá uma grande economia no transporte, no processamento da matéria-prima e no aproveitamento dos subprodutos", destaca Cabral.

Para isso é necessário criar um arranjo produtivo local, caracterizado pela união dos produtores dos diversos tipos de matérias-primas, das usinas produtoras do biodiesel e também de outros tipos de comerciantes envolvidos na produção do óleo e do transporte. "A preferência é de uma cadeia produtiva onde o óleo seja produzido e processado próximo aos locais de sua utilização", complementa.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem um programa no qual o produtor familiar participa diretamente por intermédio de cooperativas. Neste caso, os agricultores se organizam em cooperativas para a produção do óleo que será extraído das matérias-primas. "A vantagem de se fazer a extração em cooperativas é o aproveitamento da torta, um resíduo comumente utilizado na alimentação de gado leiteiro, suínos e aves", explica Cabral.

Saiba mais sobre arranjos produtivos locais para produção de biodiesel no Prosa Rural desta semana que é o programa de rádio da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Daniela Collares
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010