07/11/11 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Propagação de bacurizeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2011 - 4ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Novembro/2011 - 2ª semana - Região Norte

A propagação do bacurizeiro tem como objetivos principais a viabilização da produção de mudas de alta qualidade em escala comercial e a redução do tempo de formação da muda enxertada. O método de propagação apresentado no Prosa Rural desta semana busca solucionar o maior problema da produção de mudas de bacurizeiro enxertadas: a dificuldade para formação do porta-enxerto. A diferença para o método tradicional é usar a raiz de uma planta já formada como porta-enxerto, e não a semente, como geralmente é feito.

O método permite obter uma taxa de sucesso de 80 a 85% na formação de porta-enxertos, bem superior aos resultados obtidos com o método tradicional, de propagação por sementes, em que a germinação é lenta e não apresenta uniformidade, alcançando uma taxa de sucesso que fica entre 20 e 30% após um ano da semeadura.

Como em qualquer outra espécie de frutífera, na propagação por sementes do bacurizeiro a planta é originada quando o processo de germinação se completa, ou seja, quando nascem as raízes, o caule e as folhas. Só que no presente caso, a nova planta brota da raiz, não da semente.

O processo tem início com a extração e o beneficiamento das sementes. Em primeiro lugar, corta-se  o fruto com o auxílio de uma faca de cozinha ou então quebra-se com o auxílio de um martelo de borracha, sendo este último mais indicado por evitar danos mecânicos à semente. Depois se extrai manualmente a polpa com o auxílio de uma tesoura. Em seguida, coloca-se as sementes em um recipiente com água (um balde, por exemplo) por 48 a 72 horas para que ocorra a fermentação e remoção dos restos de polpa que ficam aderidos às sementes. Depois as sementes são lavadas em água limpa até que apresentem a superfície limpa. Então, as sementes já podem ser semeadas. No entanto, deixando-as em temperatura ambiente por cerca 24 horas o processo de semeadura é facilitado.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O Prosa Rural sobre propagação de bacurizeiro é dedicado à memória do pesquisador Valdomiro Barbosa de Souza, que faleceu em janeiro de 2011, semanas depois de gravar a entrevista para o programa.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Eugênia Ribeiro
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3089-9196

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011