01/11/11 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Tabletes nutritivos: alternativa de suplementação alimentar para ruminantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2011 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Os Tabletes nutritivos são considerados alternativas eficazes na alimentação de ruminantes, principalmente durante a época seca, devido ao aporte protéico-energético-mineral de alta qualidade, que melhora rapidamente os processos produtivos do organismo  animal. A zootecnista da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa/PB), Maria das Graças Gomes Cunha, é a convidada do Prosa Rural desta semana. Ela fala sobre os benefícios do uso dos tabletes nutritivos na suplementação alimentar dos animais.

Segundo Maria das Graças, os tabletes consitem em uma mistura de melaço, uréia, minerais e um agente solidificante, como constituinte básico, ou qualquer outra matéria-prima disponível na propriedade, por exemplo, bagaço de cana, folhas de leguminosas ou tortas de oleaginosas.

É um tipo de suplemento desenvolvido por pesquisadores da Emepa para suprir quantidades lentas e pequenas de nutrientes minerais críticos, principalmente o nitrogênio. Ao fornecerem nitrogênio e energia prontamente fermentáveis, os tabletes melhoram o ecossistema ruminal para a multiplicação microbiana e, por conseguinte, incrementam a digestão da fibra, principal componente da forragem na época seca.

A zootecnista Maria das Graças Gomes Cunha explica que se o animal não possui reservas disponíveis de alguns elementos minerais, como sódio e zinco, por exemplo, estes devem ser fornecidos diariamente. Em bovinos criados em pastos, a suplementação de minerais é feita geralmente em cochos, sempre cobertos, colocados em locais estratégicos do pasto e diariamente abastecidos.

Os tabletes nutricionais substituem o sal oferecidos nos cochos, com uma vantagem: é mais completo porque além dos minerais, tem ingredientes energéticos. São duros, feitos em prensas manuais, (igual a tijolos). Parecem rapaduras e o animal  não consegue comer. Só lambe.

Maria das Graças diz ainda que a nutrição apropriada pode contribuir bastante para a produção e melhoria da relação custo/benefício do sistema de produção de carne e leite. Os tabletes devem ser usados apenas para animais que pastem (ruminantes) como gado, ovelhas e cabras. Podem ser colocados em saleiros ou cochos.
Na sua composição entram: melaço, uréia pecuária, sal comum, mistura mineral, cal hidratada e farelo de cereais (de algodão, soja, milho).

Durante o Prosa Rural, Maria das Graças dá dicas para a confecção dos tabletes. O primeiro passo é dissolver a uréia em água ou em melaço. Em recipiente separado, misture os ingredientes secos.  Em seguinda, junte lentamente o líquido feito com a uréia aos ingredientes secos, para fazer uma farofa grossa. Coloque nas prensas por dez minutos. Depois, é preciso retirar e deixar em temperatura ambiente para secagem. O endurecimento do tablete leva quatro ou cinco dias.

Saiba mais sobre essa alternativa de suplementação alimentar para ruminantes ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Wilma Wanda de Souza Emeri
Emepa

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3218-5476

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011