16/07/10 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Cultivo irrigado de melancia em terra firme

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Julho/2010 - 3ª semana - Região Norte

Na região amazônica, pode-se cultivar melancia tanto nas áreas de várzeas quanto nas de terra firme. O plantio em terra firme se torna mais rentável par os produtores locais quando as áreas de várzeas estão inundadas já que há escassez do produto no mercado e seu preço se eleva.  O Prosa Rural desta semana conversa com a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Marinice Cardoso, que fala sobre o aumento da produtividade e da qualidade da melancia cultivada em terra firme a partir da melhoria do sistema de produção para a agricultura familiar.

A melancia é uma das plantas que mais exigem água para seu cultivo. Para manter a irrigacão de um cultivo de melancia por um ciclo de plantio são utilizados 38 mil litros de água. O projeto de pesquisa conseguiu reduzir esse consumo para 11 mil litros, com o desenvolvimento de um arranjo de irrigação por gotejamento, proposto pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Isaac Cohen, membro da equipe do projeto. A irrigação adequada é importante para a obtenção de bons rendimentos, e a irrigação por gotejamento contribui para diminuir a incidência das doenças foliares na cultura.

Os estudos coordenadas pela pesquisadora mostram bons resultados: no município de Iranduba (AM) a média de produtividade é de 3.500 frutos por hectare, enquanto nos experimentos e nos plantios demonstrativos da Embrapa onde foram adotadas as recomendações da pesquisa a produtividade foi de 6.600 frutos por hectare, quase o dobro. Os recursos tecnológicos utilizados vão do preparo e manejo do solo, passando pelo preparo de mudas, utilização de cultivares adaptadas às condições locais e resistentes a doenças, controle de insetos e irrigação por gotejamento, entre outros. Conforme a pesquisadora, o segredo para o bom desempenho dos cultivos é que todos esses elementos componentes do sistema de produção sejam adotados criteriosamente, com o mesmo grau de importância, conforme as recomendações.

Marinice explica que o preparo do solo e o manejo da fertilização são fundamentais porque a melancia exige, além de bons níveis de nutrientes, boa condição física do solo. "O preparo de mudas comparado à semeadura direta no local do plantio facilita o manejo cultural quanto ao controle de insetos-praga, de doenças e de invasoras na fase inicial do ciclo da cultura, além de diminuir o gasto de sementes por área e ser determinante para a uniformidade do estande de plantas, aliado à sensível redução dos gastos com mão-de-obra nessa fase e com água de irrigação", informa a pesquisadora. A utilização de cultivar adequada também é fator-chave para o sucesso da cultura, sendo indicadas aquelas bem adaptadas às condições de clima e solo da região, que sejam produtivas, precoces e resistentes às doenças mais relevantes.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

 

Maria José Tupinambá
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7852

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010