03/05/10 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Importância das mudas sadias de videiras e frutas de clima temperado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Maio/2010 - 1ª semana - Região Sul

Para manter as videiras saudáveis e aumentar a vida útil dos pomares, é essencial que o produtor use apenas mudas de boa qualidade, sadias. No Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves /RS), Samar Velho da Silveira, explica como identificar mudas sadias de videiras e de frutas de clima temperado, e também traz dicas sobre as principais doenças que podem contaminá-las.

Mudas sadias são aquelas livres de doenças e pragas, tanto na parte aérea (folhas, frutos e galhos) quanto na parte radicular (raízes). O primeiro passo para a escolha de mudas de qualidade é observar seu aspecto. Folhas ressecadas, raquíticas, com manchas ou coloração desuniforme podem ser sinais de doenças. A presença de fungos vaculares já é mais difícil de detectar apenas visualmente, pois esses organismos se instalam nas raízes onde atacam diretamente o canal de distribuição da seiva, causando a morte da muda em pouco tempo.

Ventos, chuvas e as ações do homem podem colaborar para a disseminação de bactérias e fungos de plantas contaminadas para plantas sadias. Por isso, a principal recomendação do pesquisador Samar é que o fruticultor evite o plantio em áreas já contaminadas. E além de usar mudas sadias, ele pode optar pelo plantio de variedades resistentes.

"Comprar mudas de viveiristas idôneos e registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o caminho mais seguro para obter plantas sadias e de boa qualidade", reforça o pesquisador.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Sul

 

Viviane Zanella
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455-8044

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010