04/02/08 |   Produção vegetal

Prosa Rural - Gergelim BRS Seda: cultivar com sementes de cor branca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fevereiro/2008 - 1ª semana - Região Semiárido

Muito usado pelas famílias do sertão como alimento, o gergelim também é um produto   bastante aproveitado pelas indústrias de alimentos e de medicamentos. O óleo de gergelim é usado, por exemplo, na composição de biscoitos e margarinas. Para uso caseiro, costuma ser usado para queimaduras e como regulador intestinal, entre outras coisas.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão responsável pela área de melhoramento da cultura do gergelim, Nair Helena Castro,a indústria estava demandando sementes de coloração branca. Assim, algumas pesquisas foram desenvolvidas com este objetivo e chegou-se à BRS Seda. A coloração branca é muito importante para as indústrias de alimentos e confeitos e, além disso, esta nova cultivar tem um teor de óleo superior a outras, desenvolvidas anteriormente. "O teor de óleo da BRS Seda pode chegar a 52% do peso da semente", informa a pesquisadora.

A nova cultivar de gergelim com sementes brancas desenvolvida pela Embrapa Algodão, tem um ciclo precoce (até 90 dias) e produtividade um pouco maior do que outras cultivares, chegando a 2.500 quilos por hectare em condições ideias de água, solo e manejo. Outra vantagem é que a BRS Seda é mais tolerante à seca e também às principais doenças da cultura. "Ela consegue ter uma boa produção mesmo apresentando ocorrências das doenças", explica a pesquisadora.

 

Região Semiárido

 

Dalmo Oliveira da Silva (DRT-PB 0859)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 3315-4378

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2008