22/04/09 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Uso de calcário e adubo fosfatado no cultivo de mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2009 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

 Também conhecida como aipim e macaxeira, a mandioca é uma cultura rústica que se adapta bem mesmo a solos pouco produtivos por ser capaz de retirar mesmo os poucos nutrientes ainda presentes nesses solos. Mas a lavoura da mandioca pode produzir muito mais se receber calcário e adubo fosfatado. Em algumas regiões, com a adoção dessa prática, houve um aumento de produtividade de até 20 toneladas por hectare.

O uso de calcário e adubo fosfatado pode ser associado à adoção da rotação de culturas, plantando-se mandioca intercalada com leguminosas e gramíneas. Segundo o pesquisador Josefino Fialho, da Embrapa Cerrados, "toda recomendação de aplicação de calcário ou de adubação no solo deverá ser feita considerando as análises de solo realizadas por um técnico". Após a rotação, uma nova análise de solo deve ser feita para saber se há necessidade de se aplicar o calcário e o adubo fosfatado novamente.

Adotando essa prática de adubação, o produtor pode aumentar sua renda, já que com o fortalecimento da raiz há um grande aumento da produção de farinha, fécula e povilho. Vale lembra que o retorno financeiro para o produtor é garantido: pesquisas da Embrapa Cerrados em áreas próximas a Brasília indicam que, para quem planta mandioca mansa, para cada um real investido em calcário e adubo fosfatado, o retorno é de seis reais.

Já para quem planta mandioca brava, o retorno é de dois reais para cada um real investido. Durante o Prosa Rural o pesquisador  Josefino Fialho traz também orientações para o uso das folhas do pé de mandioca na alimentação do rebanho.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

José Orlando Madalena
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9933

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009